Belmonte promove visitas guiadas ao património histórico do concelho

A Câmara de Belmonte promove durante o fim-de-semana uma viagem pela história de Pedro Álvares Cabral. A primeira de oito visitas históricas já programadas.

Um percurso pela história da sua família em Belmonte, começando no Castelo, local onde nasceu, Igreja de Santiago, onde estão sepultados alguns dos seus familiares e Museu dos Descobrimentos, que o recorda e que conta a sua façanha de descoberta do Brasil. As inscrições abertas na Empresa Municipal de Belmonte para um programa de dois dias com início a partir do Castelo de Belmonte (10h00) de sábado e domingo, num percurso com a duração de uma hora.

Esta é a primeira de oito visitas históricas já programadas, e guiadas ao património histórico do concelho. Algumas dessas visitas "feitas pelas figuras mais importantes da Terra, querendo torná-las interessantes, educativas e divertidas".

14 e 15 de Julho, 10h00
Local Encontro: Ecomuseu do Zêzere

Na década de 50 do século XX, Manuel é um agricultor de sucesso em Belmonte. Possui vinhedos, árvores de fruto e olivais que lhe dão azeite que comercializa para outros locais. Tem muito orgulho de falar no seu trabalho e neste fim-de-semana vai falar do Zêzere, cuja água torna as suas terras mais férteis e do seu lagar de azeite.
Duração: 60M

21 e 22 de Julho, 10h00
Local Encontro: Igreja de Santiago

Vindo de Cáceres, um peregrino conta-nos as aventuras da sua peregrinação até chegar à Igreja de Santiago, onde descansa para as próximas etapas. Um logo caminho ainda o espera, o destino é Santiago de Compostela, onde espera chegar dia 25 de Julho, dia do Santo.
Duração: 60M

28 e 29 de Julho, 10h00
Local Encontro: Centum Cellas

Hoje recebemos o convite de Lucius Caecillius para visitar a sua sumptuosa propriedade de Centum Cellas. Localizada junto à via romana que liga Mérida a Braga, a sua propriedade destaca-se pela torre central de 12 metros.
Duração: 60M

04 e 05 de Agosto
Local Encontro: Museu Judaico

O Sr. Henriques, judeu descendente das famílias mais antigas de Belmonte, vai contar-nos a história da sua família. As artimanhas para escapar da Inquisição, a preservação da religião em casa, pelas mulheres da família. Um passeio pelas suas memórias, acompanhando a visita ao Museu Judaico, Largo do Pelourinho, Sinagoga de Belmonte.
Duração: 60M

11 e 12 de Agosto
Local Encontro: Castelo de Belmonte

Este fim-de-semana Belmonte está em festa! Realiza-se a Feira Medieval e a Vila está toda engalanada e as suas ruas com mercadores oriundos de todas as partes do Reino. João, criado-mor do Castelo e dos Senhores de Belmonte convida-o para uma visita pelo castelo assim como pela feira, onde lhe revelará curiosidades bem interessantes!
Duração: 60M

18 e 19 de Agosto
Local Encontro: Casa Etnográfica de Caria

O Ti Chico é barbeiro, além de cortar o cabelo o que ele gosta de discutir os jogos de futebol com os seus clientes! Não gosta tanto de arrancar dentes, mas quando lhe pedem muito e as dores são muitas, que remédio!
O Ti Chico vai apresentar-nos a sua barbearia de Caria e ainda contar muitas outras curiosidades de Caria!
Duração: 60M

25 e 26 de Agosto
Local Encontro: Castelo de Belmonte

Rufino trabalhou nas obras da Villa da Quinta da Fórnea, trabalhou sobretudo na pavimentação e acabou por ficar a laborar para o senhor, este gosta de ter a sua propriedade sempre impecável, sobretudo quando recebe visitas. Os pavimentos dos banhos foi o que custou mais fazer. Visita à villla da Fórnea com este guia especial que a conhece como ninguém.
Duração: 60M

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte