160 expositores na "Belmonte Medieval"

A vila de Belmonte recebe a partir desta sexta-feira, aquele que é considerado o maior evento anual no concelho. A Feira Medieval vai já na sua 15ª edição e conta com um vasto programa de três dias, tendo como pano de fundo o Castelo e a zona histórica da vila.

O presidente da Câmara de Belmonte quer que a Belmonte Medieval continue a crescer e atrair visitantes ao concelho, sem esquecer o envolvimento da população local "esperamos que este certame continue a ser um momento de grande impacto na região, tal como tem acontecido nos últimos anos e que continue a atrair milhares de visitantes e que eles se sintam bem na feira. Tentamos melhorar a feira de acordo com as necessidades que vamos sentindo de ano para ano, nesta edição vamos introduzir algumas melhorias”.

Uma vez mais o cartaz de promoção da Feira Medieval de Belmonte conta com figuras do concelho seleccionadas através de um casting fotográfico e que este ano representam nobres guerreiros da saga dos Cabrais. Neste caso, António Carlos, João Paulo Caetano, José Cunha e Rodrigo Palmeirão dão vida no cartaz, a Luís Gil Cabral, Fernando Álvares Cabral, Fernão Cabral I e João Fernandes Cabral. Um cartaz que pretende valorizar os senhores de Cabral.

Uma das novidades desta edição será um copo de barro oficial da feira, com o símbolo dos Cabrais. A organização obrigará todos os feirantes a adoptarem esse copo, proibindo a utilização do plástico, querendo desta forma dignificar cada mais, esta Feira Medieval que está entre as melhores do País “vamos ter um copo de barro com o símbolo dos Cabrais, que vai ser o copo oficial da feira e vamos obrigar a que todos os feirantes o utilizem. Queremos dignificar cada vez mais esta feira e por isso vamos proibir a utilização de copos de plástico e vai haver uma fiscalização rigorosa nesse sentido”, como destacou Joaquim Costa, presidente da Empresa Municipal de Belmonte.

Quanto à programação, o evento vai contar com vários espectáculos. Joaquim Costa destaca o Torneio a Cavalo com os melhores cavaleiros do País e pela primeira vez a realização de um acampamento militar medieval para crianças “os torneios a cavalo vão ser realizados na alameda e vão contar com a presença de alguns dos melhores cavaleiros a nível nacional. Mantemos também a realização de um grande cortejo para assinalar a abertura do mercado medieval e vamos ter este ano, pela primeira vez, um acampamento militar medieval para crianças e onde ao longo dos três dias elas podem conhecer diversos utensílios medievais e conhecerem algumas histórias dessa época”.

A 15ª edição da Belmonte Medieval abre esta sexta-feira (18h00) com o cortejo de inauguração, seguindo-se o espectáculo “A Herança dos Cabrais” (22h30). Uma peça de teatro resultante de uma residência artística realizada com pessoas de Belmonte, ensaiada durante esta semana e criada de propósito com a temática do Belmonte Medieval deste ano.

Uma edição que conta com cerca de 160 expositores, o orçamento do evento ronda os 83 mil euros. A organização quer atrair cada vez mais visitantes, nesse sentido introduziu algumas melhorias e novidades nesta Feira Medieval de Belmonte que está entre as melhores do País, como destacou o presidente da Empresa Municipal de Belmonte.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte