Castelo Belmonte estreia espectáculo de dança

O Castelo de Belmonte recebe amanhã, a estreia do espectáculo de dança no âmbito do festival “Cultura em Rede”.

Um projecto que une, através da música, teatro e dança, os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Agrupados em cinco municípios, cada um trabalha uma área. Este ano, os municípios Belmonte, Covilhã, Fundão, Sabugal, e Guarda estão unidos pela dança. “A mão, o animal e o mistério” é o nome do espectáculo de dança deste projecto comunitário, realizado em parceria com a Cooperativa Artística da Raia Beirã, que reinventa e reinterpreta os costumes e histórias da região.

A vila de Belmonte recebeu nas últimas semanas uma residência artística com pessoas residentes dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal. Segundo Simão Barros, da Cooperativa Artística da Raia Beirã, "as inscrições ultrapassaram as expectativas". A participação esteve aberta a todos os residentes dos cinco concelhos, dos 8 aos 80 anos, com ou sem experiência de dança.

Para Cheila Pereira, produtora artística do espectáculo, o desafio é "encontrar pontos de ligação entre os cinco municípios envolvidos nesta vertente da dança". Depois da música na primeira edição, este ano o município de Belmonte está integrado no espectáculo de dança que estreia amanhã no Castelo de Belmonte. "A Cultura é uma boa forma de ligar os municípios" afirma o presidente da Câmara de Belmonte.

“Cultura em Rede” é um projecto lançado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, com o objectivo de "consolidar uma rede territorial vocacionada para a projecção e divulgação do território e da sua identidade". Lançado em 2018, o projecto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” prevê uma duração de três anos (até 2020) e a realização de períodos de residências artísticas com artistas regionais e companhias contratadas. O projecto é co-financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Depois da estreia no Castelo de Belmonte marcada para amanhã (22h00), o espectáculo de dança vai ser exibido no Sabugal (21 Julho), na Guarda (28 Julho), na Covilhã (03 Agosto) e o encerramento no Fundão (10 Agosto). O programa inclui ainda uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interactiva. Envolve ainda a comunidade local e instituições, que participam de forma activa e voluntária. Em 2018, ano de lançamento, o projecto Cultura em Rede envolveu 92 voluntários.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte