Cinco dias de Belmonte Medieval

Abre hoje a 16ª edição da Feira Medieval de Belmonte que sofre este ano algumas alterações, a começar pela duração do evento, com cinco dias de feira, até ao próximo domingo.

A programação artística foi entregue à Cooperativa Coruja do Mato, com sede em Valhelhas. Tiago Pereira realçou esta nova parceria e afirma que vai procurar enriquecer ainda mais esta Feira Medieval que é já “uma referência a nível nacional, há que reconhecer todo o mérito desta Feira Medieval. A nossa preocupação é dar continuidade ao excelente trabalho da Empresa Municipal, no entanto procurar encontrar alguns momentos de novidade que possam enriquecer mais a Feira Medieval. Há aqui uma busca de trabalhar não só na área da música, como na parte das artes, do teatro, da interacção com o público, e todos eles são grupos de qualidade, de excelência, que vão estar presentes este ano em Belmonte”.

A animação da Belmonte Medieval estará a cargo de 16 grupos e uma das novidades passa pela realização de um concerto no final de cada noite “um momento de festa maior no final de cada dia” como acrescentou Tiago Pereira.

Para o presidente da Empresa Municipal, a Belmonte Medieval é já uma referência nacional “temos poucas que podem fazer comparação com a nossa, Santa Maria da Feira, Óbidos e Silves” procurada cada vez mais pelos expositores. Joaquim Costa revelou que “a organização teve 158 expositores que queriam vir à Feira Medieval de Belmonte, tivemos que fazer um rastreio porque, achamos nós, não devemos ter muitos feirantes a vender a mesma coisa, assim este ano teremos 136 expositores”.

Nesta edição da Belmonte Medieval, a organização espera receber cerca de 40 mil visitantes. Joaquim Costa reafirmou que quer de uma vez por todas acabar com a utilização do plástico por parte dos expositores e promete ser muito rigoroso “temos dois secretariados reais, onde vai haver venda de copos e de moedas. O nosso regulamento é rigoroso, todos os concorrentes leram e assinaram o documento, é proibido o plástico, e se houver alguém que não cumpra este regulamento, também faz parte do mesmo, desde a advertência, até extinção de direito de participar noutros eventos e a perda da caução. Vamos ser rigorosos”.

A Belmonte Medieval, conta com um vasto programa de cinco dias, para um orçamento a rondar os 120 mil euros. O presidente da Empresa Municipal espera que o evento continue a crescer, a atrair visitantes e a dinamizar a economia local e regional “é uma feira para alavancar a parte económica do nosso concelho e os concelhos da nossa vizinhança, o maior evento realizado no concelho. Mais uma aposta do município, da empresa e de todas as pessoas envolvidas, para ser mais um ano de sucesso”.

A “Lenda do Cativo de Belmonte” é o tema central desta edição uma lenda representada numa pintura do século XV patente no Museu Carlos Machado em Ponta Delgada nos Açores “na programação falamos sempre de alguma lenda que envolva a história de Belmonte, este ano, apresentamos uma lenda que descobrimos há relativamente pouco tempo, através de um quadro que nos inspirou. Um quadro que esperamos ter em Belmonte brevemente, ainda durante a Feira Medieval, depois vai ficar em exposição durante algum tempo” como realçou António Dias Rocha, presidente da Câmara Municipal.

A organização quer que a Belmonte Medieval continua a crescer e a atrair visitantes ao concelho, sem esquecer a envolvência da população local. Uma vez mais o cartaz de promoção da Feira Medieval de Belmonte conta com figuras do concelho seleccionadas através de um casting fotográfico. Neste caso, Ana Nunes, Pedro Costa e Rúben Sousa dão vida ao cartaz inspirado na “Lenda do Cativo de Belmonte”.

Serão sete os parques de estacionamento gratuitos para receber os visitantes que terão também ao seu dispor transportes circulares de acesso à Belmonte Medieval que conta mais uma vez com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Belmonte e da Guarda Nacional Republicana.

A inauguração da Belmonte Medieval 2019 terá lugar junto ao edifício da Câmara Municipal de Belmonte, pelas 18h00, desta quarta-feira.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte