Feira do Vinho regressa a Maçaínhas

Em plena época das vindimas, a freguesia de Maçaínhas, no concelho de Belmonte, está a preparar a segunda edição da Feira do Vinho.

Um evento que foi antecipado em cerca de um mês, em relação á primeira edição, e que este ano vai decorrer na zona envolvente do Lagar de Azeite de Maçainhas para aproveitar este património da freguesia.

Carla Pais, presidente da Junta de Freguesia afirma que "no ano passado a primeira Feira do Vinho fez-se um pouco mais tarde em Outubro, este ano realmente quisemos enquadrá-la dentro do mês das vindimas. A minha expectativa é que a população volte a aderir em massa, e esperamos receber mais visitantes fora da freguesia. Uma Feira do Vinho enquadrada num ambiente de um Lagar de Azeite, não se encontra todos os dias, e será mais um atractivo para quem nos visita".

Para além dos produtores particulares, comercialmente já se produz um vinho reconhecido na Beira Interior, o "Quinta do Senhor", fazendo parte dos parceiros deste evento, para além das adegas 2.5 Vinhos de Belmonte, Quinta dos Termos e Quinta dos Pontões. A autarquia local considera que deve "enaltecer e valorizar o que é da freguesia e do concelho" de Belmonte.

A abertura do certame, marcada para sábado ás 15 horas, conta com o lançamento do Mel de Belmonte e um workshop “Arte de Vinificar com Pisa Tradicional das Uvas” a cargo da enóloga Patrícia Santos. A Festa do Vinho prossegue no domingo com visita às adegas Quinta dos Termos e Quinta dos Pontões, depois do almoço convívio aberto á população da freguesia, irá decorrer uma oficina sobre “plantas medicinais e Chás”.

Um certame que conta também com muita música tradicional, expositores de quintas de produtores vitícolas da região, viveiros, comerciantes de queijos e enchidos, padaria, artesanato e produtos locais. Para além do programa relacionado com o tema, os visitantes poderão igualmente visitar no Lagar de Azeite, a exposição "Um Olhar sobre Maçaínhas".

A organização pertence à Junta de Freguesia com o apoio de várias entidades. A segunda edição da Feira do Vinho vai decorrer no próximo fim-de-semana na freguesia de Maçaínhas.