Belmonte no "Geopark Estrela"

Belmonte está entre os nove municípios dos distritos de Guarda, Castelo Branco e Coimbra que estão a preparar a candidatura da Serra da Estrela a Geoparque, em colaboração com a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda.

O projecto do "Geopark Estrela" envolve os municípios de Belmonte, Covilhã, Manteigas, Guarda, Gouveia, Seia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital. O Instituto Politécnico da Guarda acolheu uma reunião de trabalho onde foi analisada a proposta de candidatura à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) do Geopark Estrela. Os trabalhos contaram com a participação da coordenadora do Fórum Português de Geoparques (UNESCO), Elizabeth Silva, e do presidente do Comité Nacional para o Programa Internacional das Geociências, Artur Sá.

Os participantes sublinharam a necessidade de iniciar o mais rapidamente possível o processo de candidatura, tendo em conta que os novos Programas de Geoparques Globais da UNESCO implicam um trabalho efectivo nos territórios, mesmo antes da sua classificação, com a definição de uma estrutura.

Os nove municípios envolvidos no processo destacaram a importância da classificação do geoparque para a afirmação da marca Serra da Estrela. Nas próximas semanas vão ser dados passos importantes na definição da estrutura de gestão do futuro geoparque e nas formas de financiamento.