Centro Clínico Experimental em Ciências da Visão

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior inaugura na próxima quinta-feira (21 Janeiro) o Centro Clínico Experimental em Ciências da Visão, um investimento de 400 mil euros.

Além da componente da formação para alunos e docentes da universidade, também se prevê que o centro preste serviços à comunidade, através da realização de exames à saúde visual. O director do novo centro, Francisco Ferreira, diz ter consciência das longas listas de espera para a consulta de oftalmologia no hospital e o centro poderá contribuir para a prevenção e detecção de problemas. O centro vai funcionar no rés-do-chão da antiga Fábrica do Moço, localizada junto ao pólo principal da UBI, e integrará os serviços de Tomografia de Coerência Óptica, a Retinografia, a Biometria, a Microscopia Endotelial e a Topografia Corneal.

Os preços a praticar ainda não foram definidos, mas "serão simbólicos e para assegurar a despesas de funcionamento do centro", acrescentou Francisco Ferreira. A nova estrutura está registada na Entidade Reguladora para a Saúde e o seu funcionamento será assegurado pelos docentes e por três licenciadas em Optometria, que estão a concluir o mestrado. O investimento foi financiado através do Quadro de Referência Estratégica Nacional.