Conselho Geral da UBI completo

Estão escolhidas as oito personalidades externas que faltavam para completar o Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI), que tomará posse no próximo dia 6 de Março para os próximos quatro anos, num total de 29 elementos.

Depois dos 15 representantes dos docentes, cinco dos alunos e um representante do pessoal não docente, estão encontrados os oito elementos exteriores à UBI e que, durante os próximos quatro anos vão compor o órgão máximo da instituição. Oriundos dos sectores universitário e da investigação científica, empresarial, jornalístico, desportivo e social, estas oito personalidades têm ainda em comum um conhecimento profundo da UBI e da própria região.

O grupo de conselheiros escolhidos pelos membros já eleitos no seio da academia inclui José Ferreira Gomes, Professor Catedrático Aposentado da Universidade do Porto que, entre 2013 e 2015, foi secretário de Estado do Ensino Superior.

Jorge Soares, director do programa Gulbenkian Inovar em Saúde desde 2009, apresenta também um currículo marcado pela experiência académica, nomeadamente no campo da saúde, tendo sido Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa.

Do sector empresarial da área tecnológica chega Paula Panarra, natural da Covilhã e nomeada, no final de 2016, directora-geral da Microsoft Portugal. Licenciada em Engenharia Química-Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico, também trabalhou já noutra multinacional de relevo, a Procter & Gamble.

Carlos Coelho está ligado ao tecido industrial, ocupando o cargo de CEO da Celtejo, unidade que se dedica à produção de pasta de papel e que tem sido uma das parceiras da UBI no campo da interacção com o tecido produtivo nacional. Também conhece a UBI como estudante, instituição onde concluiu o Mestrado em Engenharia dos Processos de Produção de Pasta para Papel, em 2005.

O empresário João Carvalho é outro representante de profissionais licenciados pela Universidade da Beira Interior, destacando-se como empresário de sucesso e renome, reconhecido nacional e internacionalmente. Presidente do Conselho de Administração da empresa FITECOM, empresa que fundou em 1993 e proprietário do maior produtor de vinho da região com Denominação de Origem Controlada da Beira Interior — Quinta dos Termos, é o presidente da Comissão Vinícola Regional da Beira Interior.

Anselmo Crespo, licenciado em Ciências da Comunicação pela UBI, é subdirector da rádio TSF desde 2016, depois de ter estado 14 anos na SIC, onde foi coordenador do Jornal da Noite e editor de Política.

João Paulo Catarino, antigo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, é um profundo conhecedor da realidade da região, ocupando atualmente o cargo de coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Pedro Dias é actualmente director executivo da Federação Portuguesa de Futebol e tem uma carreira construída na gestão desportiva e formação académica. Teve papel activo na Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que liderou entre 1993 e 1995.

Destas oito personalidades, e segundo o regulamento geral da UBI, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do novo Conselho Geral, que terá a responsabilidade de eleger o próximo reitor da instituição.

Fonte: Jornal Online da UBI

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook

Radio Caria. Todos os direitos reservados.