José Ferreira Gomes preside ao Conselho Geral da UBI

O Professor Catedrático Aposentado José Ferreira Gomes é o escolhido para presidir ao Conselho Geral (CG) da Universidade da Beira (UBI), enquanto João Paulo Catarino, coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, foi votado vice-presidente.

A eleição foi realizada na passada segunda-feira, na reunião que teve ainda em agenda a tomada de posse das personalidades externas que compõem o órgão, que será liderado pelo ex-Secretário de Estado do Ensino Superior. O novo presidente do CG considera que a função lhe confere uma “grande responsabilidade” e expressa o objectivo de “conhecer os problemas e as ambições da UBI, para colaborar na melhor resposta a dar”.

José Ferreira Gomes é aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi membro do Conselho Nacional de Educação e secretário de Estado do Ensino Superior (2013-2015).

Terá como vice-presidente João Paulo Catarino, actualmente coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, criada em 2016. Durante 11 anos, de 2005 a 2011, foi presidente da Câmara de Proença-a-Nova, função que acumulou com a presidência da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, entre os anos de 2013 e 2016.

O presidente e o vice-presidente do Conselho Geral da UBI têm de ser escolhidos obrigatoriamente entre as personalidades externas do órgão. Deste grupo fazem parte Anselmo Crespo (sub-director da rádio TSF), Carlos Coelho (CEO da Celtejo), João Carvalho (empresário dos sectores têxtil e vinícola), Jorge Soares (director do programa Gulbenkian Inovar em Saúde), Paula Panarra (directora-geral da Microsoft Portugal) e Pedro Dias (elemento da direcção da Federação Portuguesa de Futebol).

O Conselho Geral da UBI é ainda composto por 15 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente e investigador. Este Conselho Geral, que tem um mandato de quatro anos, irá eleger o novo reitor da Universidade da Beira Interior, num processo que decorrerá nos próximos meses.

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook

Radio Caria. Todos os direitos reservados.