Dia Mundial da Hipertensão assinalado na Covilhã

A cidade da Covilhã vai acolher este ano as Comemorações oficiais do Dia Mundial da Hipertensão, promovida no nosso País pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão que pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer os valores da pressão arterial, aliando-se assim à campanha mundial cujo lema é: “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”.

Em Portugal, a Hipertensão Arterial atinge 42,2% da população adulta, cerca de um quarto dos hipertensos desconhece que tem a doença e só 74,9% dos hipertensos estão medicados. Actualmente 57% das pessoas com Hipertensão Arterial ainda não tem a doença controlada.

Para assinalar a data, estão assim programadas diversas actividades, com a colaboração de médicos e enfermeiros, que irão decorrer amanhã (17 Maio), na Praça do Município da Covilhã, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, na Faculdade de Ciências da Saúde e no Pólo I da Universidade da Beira Interior.

Às 10h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã terá lugar uma Sessão Solene alusiva às Comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, e ao meio dia irá decorrer no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã uma Sessão Clínica sobre “Controlo da Hipertensão Arterial: que implicações” a cargo do médico Luís Martins, director do Serviço de Cardiologia do Centro Hospital de Entre o Douro e Vouga.

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão foi criada em 24 de Junho de 2004, por um grupo de médicos oriundos da área da Hipertensão Arterial, acreditando que a grande prevalência da hipertensão arterial e suas consequências merecia destaque especial em sede de Sociedade Científica. Alberga no seu seio clínicos pertencentes a várias áreas de medicina.

 

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook