Governo apoia agricultores na captação de água

O Governo alargou os apoios para captação e fornecimento de água a animais aos distritos de Castelo Branco, Guarda e Bragança, e a parte do distrito de Setúbal, devido à persistência da seca.

A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado da Agricultura em Trancoso, no distrito da Guarda. Segundo Luís Vieira a medida, que já era aplicada aos distritos de Évora, Beja e Portalegre, destina-se a financiar "a fundo perdido em 50 por cento do valor elegível de tudo o que sejam despesas que tenham a ver com o transporte e o abeberamento".

Os agricultores que "comprovadamente não tiverem água" poderão candidatar-se após a publicação do respectivo anúncio por parte do Ministério da Agricultura. Avaliada a candidatura, o interessado pode fazer os investimentos e será reembolsado posteriormente (contra a apresentação das facturas).

Quase 80 por cento do território de Portugal continental estava, em Julho, em situação de seca severa e extrema, situação que está a afectar sobretudo os criadores de gado.  Entretanto, o Governo abriu uma linha de apoio para financiar a captação e transporte de água e respectivos equipamentos (como abertura de furos, e aquisição de veículos cisterna e motobombas, por exemplo).

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook