Câmara de Belmonte alarga "Yoga" a todas as crianças do 1º ciclo

Trata-se de um projecto inovador, "pioneiro na Beira Interior, e de continuidade uma vez que foi iniciado em 2015", levando, nessa altura, o Yoga a cerca de 120 crianças do pré-escolar público e privado do concelho de Belmonte.

No âmbito do Projecto “Educar é Evoluir”, o município de Belmonte alargou a disciplina do Yoga a todas as crianças do 1º ciclo do concelho. A actividade teve início aquando da abertura do ano lectivo 2017/2018.

De acordo com a Professora Elga Correia, representante da Confederação Portuguesa do Yoga na Beira Interior “a prática do Yoga é reconhecida por estar ao alcance de todos, independentemente da idade. Contudo é na infância que deve ser iniciada, como mais-valia no aproveitamento das potencialidades inerentes à própria criança, promovendo fortemente a saúde e fortalecendo o sistema imunitário, aumentando a capacidade de captar, aumentar e utilizar a energia, desenvolvendo a concentração ensinando-as ao mesmo tempo a ouvir a voz interior e a entrar mais em contacto com elas mesmas, a aprendizagem, a segurança, e a auto-estima, num ambiente de respeito por si, pelos outros, pelo planeta e pela vida”.

Esta acção da Câmara Municipal de Belmonte, em parceria com a Confederação Portuguesa do Yoga, pretende "promover o bem-estar de todas as crianças do nosso Concelho (desde o pré-escolar ao 1º ciclo) e ajudá-las a ver o mundo de forma mais alegre e positiva", refere a autarquia, em comunicado.

Assim, a Câmara acredita que "esta iniciativa irá reflectir-se em diversos campos da vida como a escola e a relação familiar, para além de oferecer inúmeros benefícios à saúde física, emocional e mental, constituindo uma verdadeira ferramenta para a vida".

 

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook