Fundão debate Serra da Gardunha

A Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, que congrega diversos agentes do âmbito territorial da Serra da Gardunha, organiza no próximo sábado (15 horas), na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, um fórum sobre modelos de gestão de áreas protegidas.

A tragédia a que se assistiu na Serra da Gardunha no passado mês de Agosto, sublinhou uma intensa vontade por parte das diversas associações e grupos de cidadãos, no sentido da sua urgente revitalização. É neste contexto que surge a sessão de debate e troca de ideias com o objectivo de congregar contributos e trabalhar em conjunto.

A sessão vai incidir sobre os modelos colaborativos de gestão, abordando, entre outros, a organização em plataformas cívicas; a capacitação de comunidades, a educação ambiental e o voluntariado; assim como a necessidade de recuperação e reflorestação.

Estão confirmadas as presenças de várias personalidades e entidades, entre as quais, Fernando Pulido, professor na Universidade de Extremadura, Pedro Prata, responsável pela gestão da única Área Protegida Privada em Portugal (Reserva da Faia Brava), Ana Cunha, do Conselho Directivo da Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha, David Caetano da Plataforma Cidadãos pela Gardunha e Manuel Franco do grupo Guardiões da Serra da Estrela.

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook

Radio Caria. Todos os direitos reservados.