"Excessivo espírito de competição" entre instituições de Belmonte

O desabafo deixado pelo Padre Carlos Lourenço, à margem da abertura do novo ano lectivo da Academia Sénior de Belmonte, onde o pároco ocupa o cargo de Reitor.

O Padre Carlos Lourenço alerta para a falta de colaboração entre instituições de apoio social na freguesia de Belmonte, e acrescenta que existe uma competição, deixando de lado a preocupação principal, que é o apoio aos mais idosos "pelo menos na vila, que é a sede de concelho, gostaria que houvesse mais interacção entre as várias associações e instituições, que giram no âmbito do apoio aos mais velhos".

O pároco acrescentou que "falta este espírito de cooperação e colaboração, e há um excessivo espírito de competição, ver qual é que é mais importante, consegue angariar mais fundos, e de facto isto não é uma boa maneira de fazer com que a pluralidade de uma comunidade funcione" disse o padre Carlos Lourenço, à margem da abertura do novo ano lectivo na Academia Sénior de Belmonte onde o pároco ocupa o cargo de Reitor.

O padre de Belmonte destaca a importância deste projecto da Academia Sénior para os idosos do concelho de Belmonte "pelo o que eu me apercebo, vejo que as pessoas estão satisfeitas, sentem que ainda são úteis e têm alguma coisa a aprender, para depois dar também um contributo válido para a sociedade".

Pelo segundo ano consecutivo, a Academia Sénior de Belmonte, gerida pela Associação SOLIS, abriu as portas com disciplinas de inglês, música, actividade física e, a novidade este ano para "a introdução à estética e a disciplina de artes plásticas. No segundo semestre, a Academia Sénior de Belmonte poderá também vir a contar com aulas de português" disse Susana Miranda, presidente da SOLIS.

Para este ano lectivo, o desafio passa também pelo reforço da Biblioteca da Academia Sénior de Belmonte criada no Centro de Convívio "Partilhas" e a ambição da responsável da Associação passa ainda por atrair mais utentes à Academia Sénior de Belmonte. O desafio foi lançado para todo o concelho na sessão de abertura do novo ano lectivo numa cerimónia realizada, no passado sábado, no auditório do Museu Judaico de Belmonte.

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook