Covilhã recebe segunda conferência do Movimento pelo Interior

Depois de Bragança, o Movimento pelo Interior realiza hoje, na Covilhã, a sua segunda conferência. O local escolhido foi a Universidade da Beira Interior.

Os oradores convidados para esta segunda conferência são: António Carreto Fidaldo, Reitor da UBI, João Logrado, Presidente do Conselho de Administração da OLANO e José Reis, Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e ex Secretário de Estado do Ensino Superior.

Este Movimento, "aberto a todas as personalidades e instituições que queiram aderir para que se defina, em concreto e bem faseado no tempo, um conjunto de medidas de políticas públicas que, num prazo de 12 anos, seja clara a reversão da situação que hoje se vive nos territórios do Interior tem o alto patrocínio do Senhor Presidente da República".

Recentemente os Deputados Municipais de Belmonte aprovaram por maioria, com o voto contra da CDU, uma moção que visa a integração do município de Belmonte no Movimento pelo Interior. "Integrar o Movimento pelo Interior é apanhar o comboio do progresso e da modernidade, uma oportunidade de desenvolvimento" disse a deputada da coligação PSD/MPT Patrícia Eusébio que apresentou a moção.

Segundo este Movimento “as disparidades e os desequilíbrios territoriais são cada vez mais gritantes, torna-se imperiosa uma atitude firme contra a decadência absoluta das políticas públicas em vigor”. Reforçam ainda que “os diagnósticos estão feitos e não se pode perder mais tempo. Impõe-se uma nova forma de lutar e de combater as injustiças económicas e sociais.”

A equipa de peritos que coordena o programa do Movimento pelo Interior é constituída por Jorge Coelho (antigo ministro das obras públicas do Governo de António Guterres), Miguel Cadilhe (ministro das finanças de Cavaco Silva) e Pedro Lourtie (especialista em educação e qualificação).

Coesão territorial, política fiscal e educação são as três áreas nucleares para a definição das seis medidas que o Movimento apresentará no final deste semestre ao Governo e ao Presidente da República, após um conjunto de cinco conferências em várias cidades do Interior, tendo já realizado a primeira na cidade de Bragança, estando a segunda conferência agendada para esta tarde (14h30) na cidade da Covilhã, nomeadamente, na Universidade da Beira Interior.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte