130 sopas a concurso em Proença-a-Velha

Segundo a organização "o maior Festival das Sopas do país, que decorreu em Proença-a-Velha, apresentou 130 sopas a concurso, degustadas por uma imensa moldura humana. Os visitantes ajudaram a escolher as sopas vencedoras, confeccionadas por restaurantes, instituições e particulares da região, um mundo de sabores que deliciou todos os apreciadores".

O evento foi organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha. O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, realçou que "as sopas são uma bandeira da dieta mediterrânica e as 130 sopas a concurso neste festival demonstram bem a riqueza da nossa gastronomia". O autarca felicitou todos os que participaram e destacou a importância do evento "mostra o que de melhor temos na região e no país e demonstra que podemos ser diferenciadores pela positiva".

O Festival das Sopas coincide com o Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertinas para criar um grande evento que "cria auto-estima nas populações, promove os produtos regionais, dinamiza a economia local e contribui para a criação de riqueza e emprego" acrescentou Armindo Jacinto.

Das hortícolas à sopa de peixe, passando pelas carnes e os cogumelos, as sopas estiveram muito bem representadas, 87 oriundas de Proença-a-Velha. A presidente da Junta de Freguesia, Helena Silva, considera "um enorme orgulho receber todas estas sopas e visitantes", agradecendo e manifestando o desejo de que o Festival tenha cada vez maior diversidade e maior participação.

Na categoria Restauração, os visitantes elegeram a Sopa de Cogumelos do Vamos ó Manteigas (Idanha-a-Nova); na categoria Instituições venceu a Sopa de Grão com Carne do Rancho Folclórico de Penha Garcia; e na categoria Particulares a eleita foi a Sopa de Rancho de João Barroqueiro (Rosmaninhal).

Na categoria Restauração foi também atribuído o Prémio do Júri, que avaliou os concorrentes numa prova cega, elegendo como vencedora a Sopa Salsa da Horta do restaurante Cabra Preta (Castelo Branco).

VENCEDORES DO FESTIVAL DAS SOPAS 2018

Particulares: 1º Sopa de Rancho – João Barroqueiro (Rosmaninhal); 2º Sopa de Peixe – Joana Dias (Proença-a-Velha); e 3º Sopa de Agrião – Emília Moreira (Monfortinho)

Instituições/Associações: 1º Sopa de Grão com Carne – Rancho Folclórico de Penha Garcia (Penha Garcia); 2º Sopa de Feijão – Junta de Freguesia de Rosmaninhal; e 3º Sopa de Poejos com Ovos – MASCAL (Ladoeiro)

Restauração (voto popular): 1º Sopa de Cogumelos – Vamos ó Manteigas (Idanha-a-Nova); 2º Sopa de Peixe – Snack Bar “Esplanada” (Idanha-a-Nova); e 3º Sopa do Lavrador – Restaurante "O Espanhol" (Idanha-a-Nova)

Restauração (Júri): 1º Sopa Salsa da Horta – Restaurante Cabra Preta (Castelo Branco); 2º Sopa de Legumes - Tertúlia Virtual (Idanha-a-Nova); e 3º Sopa de Peixe – Snack Bar “Esplanada” (Idanha-a-Nova).

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte