Lince Ibérico vai regressar à Malcata

O Ministro do Ambiente apresentou em Penamacor, dois projectos que estão em curso para a Serra da Malcata. O primeiro visa a protecção e restauro de espécies e habitats na Reserva Natural da Serra da Malcata e o segundo pretende criar condições para a reintrodução do Lince Ibérico naquele território.

João Pedro Matos Fernandes apresentou em Penamacor, um investimento de cerca de um milhão de euros para a Serra da Malcata. Para o sucesso das acções previstas no projecto é fundamental a concretização de outro projecto complementar que visa a modernização e optimização dos Viveiros Florestais da Malcata (foto), situado no Centro de Educação Ambiental da Senhora da Graça, no concelho do Sabugal, para produção de espécies que serão replantadas nas diversas áreas protegidas de Portugal. Foi, ainda, apresentada a nova equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais, constituída por cinco elementos.

O Ministro do Ambiente disse que prevê que o lince ibérico seja reintroduzido na Reserva Natural da Serra da Malcata dentro de quatro anos, estando a ser criadas as condições para que esta reintrodução tenha sucesso.

O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites, destacou a importância da reintrodução do lince no seu habitat natural de origem, lembrando que este território tem o selo europeu Terras do Lince, reconhecido pela Carta Europeia de Turismo Sustentável, através de uma parceria com os concelhos de Sabugal e Almeida.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte