“O Valor da Água" em debate

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) promove hoje, no auditório do Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (10h00), o Colóquio “O Valor da Água”, no qual será apresentada a oitava edição do estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços”.

Elaborado pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, este trabalho, actualizado com tarifas referentes a 31 de Dezembro de 2017, visa contribuir para um melhor conhecimento da evolução do Sector da Água no nosso país, nomeadamente a caracterização das entidades gestoras, a tipificação dos tarifários e a recolha e tratamento dos preços da água e saneamento em Portugal.

A edição abrange capítulos específicos sobre a evolução da qualidade do abastecimento de água em baixa, os resultados de um inquérito a entidades gestoras sobre as suas perspectivas económicas e de gestão no contexto nacional, uma análise comparada do mercado e dos preços no âmbito internacional e uma perspectiva das principais questões com que se defronta actualmente o Sector da Água.

Para além da apresentação do estudo, o programa conta com uma mesa redonda subordinada ao tema “O Valor da Água como Factor de Desenvolvimento”, tema de actualidade, dada a necessidade sentida de olhar para este “recurso escasso” de forma alargada. Será dado um particular enfoque ao valor da água no Interior, no que toca ao aproveitamento das suas potencialidades para o desenvolvimento, tendo em conta as necessidades que se vêm sentindo de forma mais premente.