Programa "Escolhas" com candidatura aprovada para Belmonte

A Cova da Beira está enriquecida no âmbito da inserção de crianças e jovens.

O Programa Escolhas aprovou quatro candidaturas, duas na Covilhã, uma em Belmonte e outra no Fundão. A Beira Serra é entidade promotora e gestora do "Trajectos – E7G" para o concelho da Covilhã, e entidade gestora do "JUMP- E7G" para o concelho de Belmonte, os projectos tem duração de dois anos (2019-2020).

O Projecto "JUMP- E7G" obteve 74 pontos, terceira melhor pontuação da zona Centro, tem como entidade promotora o Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, a Beira Serra é entidade gestora, a Câmara Municipal de Belmonte, a União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, a Junta de Freguesia de Caria, a Comissão Protecção de Crianças e Jovens de Belmonte e a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral integram o consórcio.

O projecto capta para o concelho de Belmonte 138.352,94 euros. Os destinatários são crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, familiares e profissionais de educação. Tem como objectivo valorizar a educação como agente de mudança e transformação para a vida das crianças e jovens provenientes de territórios de baixa densidade onde as condições de exclusão surgem reforçadas, de forma a criar cidadãos críticos, participativos, assertivos e capazes de influenciar positivamente a vida daqueles que os rodeiam, envolvendo um total de mais de 276 destinatários.

No concelho da Covilhã, o Projecto "Trajetos – E7G" obteve 79 pontos, pontuação mais elevada da zona Centro, envolve o Consórcio constituído pela Beira Serra, Município da Covilhã, Freguesias de Boidobra, Teixoso e Sarzedo, CPCJ da Covilhã, Agrupamento Pêro da Covilhã, Agrupamento de Escolas "A Lã e a Neve" e Agrupamento de Escolas do Teixoso.

O projecto capta para o Concelho da Covilhã 138.940,80 euros, desenvolve-se em contexto escolar nos Agrupamentos de Escolas: Pêro da Covilhã, A Lã e a Neve e Escolas do Teixoso e em contexto de intervenção comunitária nos Bairros Sociais: Alâmpada e Nogueiras.

Os destinatários são crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, familiares e profissionais de educação. A acção é direccionada em particular aos alunos de 1º e 2º ciclo, destacando-se crianças e jovens ciganas/os que apresentam problemas de absentismo e consequentemente insucesso escolar.

O projecto foi delineado no sentido de promover a inclusão escolar e a cidadania através de actividades que promovem as qualificações escolares, as competências favoráveis ao desempenho escolar e as capacidades para uma vivência social activa e responsável, envolvendo um total mais de 165 destinatários.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte