Festas do Concelho de Belmonte 2019

O Secretário de Estado das Florestas será o membro do Governo convidado para presidir ao Dia do Concelho de Belmonte na próxima sexta-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Belmonte afirma que Miguel Freitas "tem uma relação muito próxima com a região" e aproveitará a presença do membro do Governo para lhe apresentar alguns projectos e ideias, para além de poder discutir, de forma mais privada, a reforma da Lei Orgânica da Protecção Civil “é claro que estou interessado em aprofundar os conceitos que agora foram introduzidos pela nova lei para a protecção civil que cria responsabilidades a nós municípios”.

Uma ideia inovadora de protecção e defesa da floresta poderá ser implementada no concelho de Belmonte, com a colocação de depósito em locais estratégicos “vou apresentar um projecto que tenho em mãos, muito interessante, na defesa da nova floresta, com a colocação de depósitos de água para estarem aptos no Verão”. Uma ideia que será apresentada ao Secretário de Estado das Florestas que será o membro do Governo convidado para o Dia do Concelho de Belmonte, na próxima sexta-feira.

A Semana do Brasil fecha hoje na vila de Belmonte para dar início ás Festas do Concelho de Belmonte com um programa que se estende até ao próximo domingo, com as habituais cerimónias públicas e culturais, condecorações e espectáculos musicais.

O Presidente da Câmara de Belmonte acredita que pela primeira vez irá conseguir concretizar muitos dos objectivos na relação com o Brasil, “vamos conseguir talvez pela primeira vez concretizar muitos dos objectivos que tínhamos nas relações com o Brasil, pelo menos em termos comerciais com a equipa que vem de Colatina”. António Dias Rocha reconhece que apesar de se viverem “tempos que não são fáceis”, estas festas do concelho de Belmonte proporcionam “uns dias de lazer e de festa à população do concelho e da região”.

Este ano, são três os artistas e grupos nacionais, hoje a actuação de Toy, The Gift na sexta-feira, e Resistência no sábado. À semelhança de anos anteriores, o valor total do bilhete de entrada nos espectáculos irá reverter para os Bombeiros de Belmonte. Uma das novidades pretende com o aumento das colectividades do concelho na exploração dos bares de apoio aos espectáculos.

Outra novidade pretende-se com a utilização de um copo Amigo do Ambiente, que os consumidores poderão adquirir e utilizar em todos os dias dos concertos que irão decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte, terão um custo de entrada de dois euros por dia, mas para quem adquirir os ingressos para todos os dias, o valor será de cinco euros com a oferta do copo Amigo do Ambiente. Os bilhetes estão à venda na sede de várias colectividades do concelho e estabelecimentos comerciais.

Hoje abre oficialmente o programa das Festas do Concelho de Belmonte 2019 com a sexta edição das “Noite na Biblioteca” 24 horas com os livros na Biblioteca Municipal de Belmonte (21h00) seguindo-se os primeiros concertos no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte com Virgílio Faleiro (22h00) e Toy (23h30) e lançamento de 45 morteiros à meia-noite a partir do largo do Castelo de Belmonte.

Amanhã a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Belmonte Comemorativa do 25 de Abril está marcada para as 11h30. Como já vem sendo hábito, a Associação Desportiva de Belmonte promove (15h00) no Auditório do Museu Judaico de Belmonte a iniciativa “Cantar e Dizer Abril” para assim lembrar os 45 anos do Dia da Liberdade. O dia fecha com Missa na Igreja Matriz de Belmonte, seguida de Procissão em Honra de Nossa Senhora da Esperança (21h00).

Na sexta-feira comemora-se o Dia do Concelho de Belmonte com Sessão Solene da Câmara Municipal de Belmonte (10h30) onde serão entregues distinções honoríficas ao Centro Cultural Desportivo e Recreativo do Colmeal da Torre, a David Augusto Canelo e Vicente de Paula de Campos Reis e à empresa Carina & Gonçalves Lda. Será também atribuído o Prémio Pedro Álvares Cabral aos melhores alunos do Concelho, a distinção aos funcionários do Município, seguindo-se a romagem à estátua de Pedro Álvares Cabral e a Missa seguida de Procissão em Honra de Nossa Senhora da Esperança (12h30).

A tarde será preenchida com Danças Populares Brasileiras no Largo do Pelourinho em Belmonte (17h00) e pela Sessão Solene da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística: Homenagem a Pedro Álvares Cabral e entrega de insígnias a diversas personalidades, no Panteão dos Cabrais (18h00). O dia fecha com mais dois concertos no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte com actuação (22h30) da banda “The SleepWalker’s” vencedora do quarto Concurso de Bandas “À Descoberta de Novos Talentos” e “The Gift” (00h00).

No sábado realiza-se o Encontro dos Antigos Alunos do Externato Nossa Senhora da Esperança no Centro Escolar de Belmonte (11h30) com organização da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Belmonte. No Estádio Municipal de Belmonte decorre (15h30) a quarta edição do Torneio Triangular de Veteranos “Pedro Álvares Cabral” com a presença das equipas da UD Belmonte, CD Alcains e Régua FC, com organização do Núcleo de Veteranos da UD Belmonte. O dia fecha com mais dois concertos no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte com actuação (22h30) da banda “Cata-Vento” e “Resistência” (00h00).

No domingo fecha o programa das Festas do Concelho de Belmonte 2019 com Pascoela Cultural (09h00) no Monte Bispo organização da colectividade local, a Caminhada pela Igualdade em Malpique (08h30) e a Caminhada de Primavera em Belmonte (15h00).

O arqueólogo português, Jorge de Alarcão, apresenta mais uma peça no desvendar do mistério que envolve Centum Cellas. Na última reunião pública do Executivo Municipal de Belmonte, o vereador Amândio Melo sublinhou a importância deste livro da autoria de Jorge de Alarcão e José Luís Madeira, trata-se de “mais um contributo para memória futura e para retirar e aprofundar alguns conhecimentos”. O arqueólogo português, Jorge de Alarcão, apresenta no próximo domingo na sede do CCDR de Colmeal da Torre (17h00) mais uma peça no desvendar do mistério que envolve Centum Cellas, com o lançamento do livro “A Torre de Centum Cellas”. Um evento que irá encerrar o programa das Festas do Concelho de Belmonte 2019.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte