14 doces da Beira Interior seleccionados

Foram revelados os 140 doces candidatos às 7 Maravilhas. Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal chegam os 140 doces das finais distritais que vão ser votados pelo público.

A eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal é a oitava edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional. O Painel de Especialistas votou uma segunda vez para identificar os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Agora esta lista foi reduzida a sete doces por distrito.

No distrito de Castelo Branco estão nomeados os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim (Sertã), as Cavacas da Covilhã, os Coscoréis da Sertã, o Fidalgo de Cherovia da Covilhã, as Filhós da Sertã, o Folar de Cereja de Ouro do Fundão e a Tigelada de Proença-a-Nova. No distrito da Guarda estão nomeados o Bolo Negro de Loriga (Seia), as Cavacas de Pinhel, o Dom Sancho da Guarda, os Doces de Amêndoa de Vila Nova Foz Côa, a Flor de Escalhão (Figueira Castelo Rodrigo), o Ouriço da Castanha de Seia e a Sardinha Doce de Trancoso.

Os 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais. Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em directo na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces. A Gala Finalíssima decorre a 07 de Setembro e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como "7 Maravilhas de Portugal".

 

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte