Peregrinos do concelho de Belmonte a caminho de Fátima

Cerca de 30 peregrinos do concelho de Belmonte integram um dos maiores grupos da nossa região, com cerca de 200 pessoas.

O grupo saiu ontem de Vales do Rio (Covilhã) com chegada ao Santuário de Fátima prevista para a próxima sexta-feira. A primeira etapa com chegada à localidade de Admoço, no concelho de Oleiros, foi concluída depois de 48km com alguma chuva. Há 32 anos que se mantém esta peregrinação a partir de Vales do Rio, com um grupo de voluntários constituído por 50 pessoas que dão apoio aos peregrinos.

Cerca de 60% dos fiéis que faz a caminhada a pé até Fátima, são mulheres, com a presença de muitos jovens. Quanto ás maiores dificuldades dos peregrinos prendem-se com as condições atmosféricas, mas como dizem os peregrinos "a fé move tudo" e nas horas mais difíceis o pensamento é "Fátima é já ali".

Segundo o Movimento da Mensagem de Fátima, num questionário feito há cinco anos, 60% dos inquiridos apontava o cumprimento de promessas como motivo da peregrinação, sendo que mais de 30% indicava outras razões. Há ainda uma percentagem muito mínima que faz esta peregrinação por curiosidade.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte