Município de Belmonte Membro Fundador

O vereador da Câmara Municipal de Belmonte, Amândio Melo, representou o município na escritura que lançou oficialmente a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

No mesmo dia teve lugar a primeira assembleia-geral, onde foram eleitos os órgãos sociais. O município de Belmonte é Membro Fundador, tendo o município da Covilhã sido escolhido para a direcção da Federação liderada pelo município de Vila Pouca de Aguiar, o único concelho a nível nacional que tem o selo de itinerário cultural europeu.

Unindo 60 entidades, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago visa implementar “uma estratégia e sinalética comum” nas vias portuguesas de peregrinação a Santiago de Compostela.

“Revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas", são também objectivos da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

O concelho de Belmonte é atravessado por dois caminhos para Santiago de Compostela. O Caminho “Via da Estrela”, desde Cáceres, e o Caminho “Nascente”, marcado desde Évora.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte