Banco Alimentar da Cova da Beira recolheu 25 toneladas de alimentos

A campanha de Primavera do Banco Alimentar da Cova da Beira ficou um pouco aquém das expectativas, foram recolhidas cerca de 25 toneladas, menos mil quilos de alimentos, em comparação com a campanha de 2018.

“Estamos a falar de um fim-de-semana atípico e que se não tivesse sido condicionado pela realização de tantas actividades até poderia ter tido um resultado bem diferente. Basicamente nos locais onde não houve actividades e festas até tivemos aumento nos donativos”, disse Paulo Pinheiro. O presidente do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira recordou que a instituição agrega os concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. No total trabalha com 34 instituições e engloba 3.400 beneficiários.

O número foi actualizado recentemente, “mas continua a incluir crianças, demasiadas crianças”. São cerca de 800 e “os novos pedidos são cada vez mais de entidades relacionadas com o apoio infanto-juvenil” explicou Paulo Pinheiro para quem “há aqui uma nova situação que precisa de ser analisada”.

Para responder às necessidades mais a sul do distrito, está o Banco Alimentar de Castelo Branco, que este ano também teve uma campanha “um bocadinho mais fraca”, tal como referiu Joaquim Silva. Foram recolhidos 9400 quilos de alimentos, neste caso também uma quebra de cerca de uma tonelada. Ainda assim, o resultado continuará a ser vital para ajudar cerca de duas pessoas dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova.

Para quem não teve oportunidade de ir ao supermercado no fim-de-semana, mas não quer deixar de contribuir, o Banco Alimentar disponibiliza até 02 de Junho o portal de doação online, bastando um simples clique para doar alimentos a famílias com necessidades comprovadas. Em alternativa, e até 02 de Junho, está disponível a campanha “Ajuda Vale” nos supermercados.

A próxima campanha (Natal) de recolha de alimentos, já está marcada para os dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte