Alojamento lotado em Belmonte

No final deste mês, Belmonte será a Capital Europeia do Cicloturismo, com a presença de cerca de “1300 atletas acompanhados por familiares e amigos, cerca de três mil pessoas, 97% estrangeiras” que participarão na Semana Europeia de Cicloturismo, de 29 Junho a 06 de Julho.

O presidente da Câmara de Belmonte revelou que o alojamento disponível no concelho está lotado e por isso o esforço passa por convencer empresários do ramo da hotelaria “temos ocupação total de camas em Belmonte. Estou a fazer um esforço muito grande, no sentido de convencer empresários deste ramo a apostar num hotel em Belmonte. Dados de 2018 deixaram-me espantado, Belmonte teve 23 mil dormidas, e dessas, 44,5% foram de turistas estrangeiros. As médias de estrangeiros da região são mais baixas, em termos de dormidas, portanto faltam mais camas, mais espaços”.

António Dias Rocha reafirma que a aposta do município de Belmonte passa pelo turismo “acredito muito no turismo, apostávamos em trazer empresas, e a mão-de-obra? Nem tenho eu, nem tem o Paulo Fernandes no Fundão, nem tem o Vítor Pereira na Covilhã, então porque é que andamos a apostar em empresas se não temos mão-de-obra. Temos de ser atractivos, incentivar os nossos jovens a ficarem cá. Mas temos exemplos tremendos, criou-se a Faculdade de Medicina na Universidade da Beira Interior, quantos médicos cá ficam? Sai uma quantidade enorme de médicos com uma boa formação mas não ficam cá.”

O lamento deixado pelo autarca de Belmonte, numa altura em que o município se prepara para receber cerca de 1300 participantes e mais de 300 auto-caravanas na Semana Europeia de Cicloturismo de 29 de Junho a 06 de Julho, na grande maioria estrangeiros, vindos de França, Bélgica, Polónia, Ucrânia, Bósnia, Alemanha e Espanha, entre outros países.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte