"Um pequeno paraíso escondido nos recantos da Serra da Estrela"

A Praia fluvial de Valhelhas, no concelho da Guarda, foi escolhida para receber este ano, a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul de 2019.

Uma cerimónia (foto) que decorreu ontem, no Dia Mundial do Ambiente, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente. João Ataíde destacou o esforço de várias entidades “para preservar um equipamento no interior do país, que é um exemplo da riqueza natural que Portugal possui”.

A escolha de Valhelhas para esta cerimónia deveu-se, segundo a Associação Bandeira Azul, ao facto de Valhelhas ser bandeira azul há 11 anos consecutivos, e de preencher todos os requisitos para a atribuição, pela qualidade da água, impacto ambiental mas também social e ainda pelos resultados do enorme esforço que tem vindo a ser efectuado nas melhorias dos sistemas de saneamento.

Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul recordou o desafio lançado há 30 anos “para atingir em 2019, um número recorde de 352 praias com bandeira azul, das quais 35 são do Interior do País”. As praias do Centro de Portugal ganharam este ano oito bandeiras azuis em relação a 2018, de acordo com a lista divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa.

O Presidente da Junta de Freguesia de Valhelhas, não esqueceu “o trabalho realizado durante anos pela população da aldeia". Para Hélder Saraiva este é "um pequeno paraíso escondido nos recantos da Serra da Estrela”. O facto de Valhelhas manter a bandeira azul há 11 anos consecutivos, demonstra que o investimento “tem sido racional e muito responsável”, como destacou o Presidente da Câmara Municipal da Guarda. A Praia Fluvial de Valhelhas “é única pelo contexto natural em que está integrada como tem sido reconhecido pelas várias entidades”, disse Carlos Monteiro.

A Praia Fluvial de Valhelhas de portas abertas e comportas fechadas para mais uma época balnear e pelo 11º ano consecutivo com o signo da Bandeira Azul, que demonstra o respeito pela natureza, enquadramento social, e com oferta de equipamento de qualidade ao serviço dos utilizadores.

Recordo-lhe que na Beira Interior foram quatro as Praias Interiores que recebem este ano a Bandeira Azul, a saber, Lapa dos Dinheiros e Loriga (Seia); Valhelhas (Guarda) e Bostelim (Vila de Rei).

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte