Candidatura de Belmonte aprovada

Belmonte está entre as quatro Câmaras Municipais do distrito de Castelo Branco que assinaram os contratos com o Governo, no âmbito do Programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM).

A candidatura de Belmonte foi aprovada e visa requalificar e valorizar o edifício sede do Município. A primeira fase das obras de requalificação do edifício da Câmara Municipal de Belmonte terá um prazo de execução de 120 dias, com um custo de 300 mil euros. António Dias Rocha está convicto que com este projecto de requalificação "serão criadas melhores condições aos funcionários e a quem visita os Paços do Concelho". Numa segunda fase será aberto concurso para a modernização administrativa que terá um custo de cerca de 160 mil euros.

A cerimónia realizou-se na sede do Gabinete da Secretaria de Estado da Valorização do Interior (foto), na cidade de Castelo Branco, e contou com a presença de 37 municípios do Interior do país. João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Valorização do Interior, explicou que estes protocolos de parceria "apoiam em 50% as obras da administração local, que são determinantes para os municípios, e são apoios destinados apenas a autarquias do Interior. Este é um começo no caminho para a redução das assimetrias".

Além do Município de Belmonte, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova e Sertã assinaram também os contratos com o Governo, no âmbito do Programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais.

De acordo com o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, no final de 2018 foram apoiados 31 projectos, num montante de cerca de 3,8 milhões de euros, já em 2019 foi aprovado o apoio a mais 38 projectos, com a comparticipação de 4,7 milhões de euros. Tudo isto significa, segundo o Secretário de Estado, que no espaço de um ano, o Governo tenha assinado um total de 69 protocolos, com 8,5 milhões de euros a passar da administração central para a administração local. Carlos Miguel acrescentou que nos programas assinados na cidade de Castelo Branco "foi dada prioridade às candidaturas destinadas a reabilitar e a remodelar os edifícios dos paços de concelho".

Neste Programa para Beneficiação de Equipamentos Municipais, a autarquia de Idanha-a-Nova foi contemplada com obras de valorização do pavilhão gimnodesportivo. É o caso também do Município de Proença-a-Nova que vai requalificar o pavilhão gimnodesportivo, e a Sertã substituir a cobertura do pavilhão desportivo da Câmara Municipal.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte