15ª Semana Europeia de Cicloturismo

Poderá ser considerado um dos acontecimentos do ano no concelho de Belmonte.

A partir de amanhã e até ao dia 06 de Julho, são esperados 1255 participantes, oriundos de 12 países (Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Espanha, França, Inglaterra, Polónia, Portugal, Suíça e Ucrânia) na Semana Europeia de Cicloturismo.

Oito dias a pedalar para conhecer as 12 Aldeias Históricas de Portugal com três sugestões diárias de percurso (curto, médio e longo). No total, 18 percursos circulares sugeridos, com partida e chegada em Belmonte. Os cicloturistas poderão também experimentar os dez percursos lineares, desenhados entre Belmonte e as Aldeias Históricas, completar os dois trajectos de longa distância ou cumprir o grande itinerário com cerca de 600km, que percorre as 12 Aldeias Históricas de Portugal.

A Semana Europeia de Cicloturismo irá também oferecer um vasto programa de actividades culturais e gastronómicas, excursões com visitas guiadas às Aldeias Históricas. “Um evento extraordinário, em boa hora a Federação Portuguesa de Ciclismo nos desafiou. Vamos ter muita gente em Belmonte, com um vasto programa complementado com várias componentes culturais e recreativas” como salientou o presidente da Câmara Municipal de Belmonte.

A autarquia entregou localmente a organização da Semana Europeia de Cicloturismo à Casa do Benfica em Belmonte “porque achamos que estavam preparados para o evento. Tudo está a ser bem organizado e vai ficar muito dinheiro em Belmonte, é bom para toda a gente” disse António Dias Rocha.

A Semana Europeia de Cicloturismo, um evento auto-sustentável, uma vez que cada participante paga a sua inscrição, a sua estadia e as refeições que consome “o orçamento é pequeno porque está dividido com a Federação Portuguesa de Cicilismo e com a Federação Internacional, e além disso são os próprios que se inscrevem. Nós temos informação que haverá neste momento uma receita na ordem dos 60 mil euros que podemos utilizar no arranjo dos espaços onde as caravanas vão ficar e nos espaços onde eles vão conviver, tudo isto está previsto”.

Depois da Polónia, a 15ª Semana Europeia do Cicloturismo chega a Portugal e neste caso particular ao concelho de Belmonte.

Com alojamento garantido em oito parques de caravanas, duas zonas de campismo e 350 camas na hotelaria e alojamento local da região. O presidente da Câmara de Belmonte já tinha referido, no início deste mês, que o alojamento disponível no concelho estava lotado e por isso o esforço passava por convencer empresários do ramo da hotelaria a apostar num hotel em Belmonte. Até porque os dados de 2018 revelam que “das 23 mil dormidas registadas em Belmonte, 44,5% foram de turistas estrangeiros, portanto faltam camas e mais espaços” disse António Dias Rocha.

O autarca acrescentou que a aposta do município de Belmonte passa pelo turismo, porque "para fixar empresas é preciso mão-de-obra que não existe na região".

O lamento deixado pelo autarca de Belmonte, numa altura em que o município se prepara para receber cerca de 1255 participantes na Semana Europeia de Cicloturismo que arranca amanhã até ao dia 06 de Julho. A abertura oficial do evento, com entidades oficiais, está marcada para domingo (10h00) no Castelo de Belmonte.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte