"O reconhecimento da Câmara Municipal pelos filhos desta terra"

O Município da Guarda vai atribuir o nome do cardeal português D. José Saraiva Martins a uma avenida da cidade, em cerimónia marcada para esta sexta-feira, com uma Missa na Sé (18h00), presidida pelo bispo diocesano.

“É uma honra fazer parte da toponímia da cidade. Este gesto traduz o reconhecimento da Câmara Municipal pelos filhos desta terra, que levam o nome da Guarda a outras partes do mundo”, disse o cardeal Saraiva Martins, em declarações à Agência ECCLESIA.

A partir de hoje, a Avenida Cardeal José Saraiva Martins vai ser o acesso ao centro da cidade da Guarda pela zona do rio Diz. A proposta da atribuição do nome do cardeal português a uma rua da cidade da Guarda foi aprovada há um ano, pelo executivo, então presidido por Álvaro Amaro, que também deliberou atribuir uma medalha de honra do município, grau ouro, a D. José Saraiva Martins, uma distinção que foi entregue na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, no passado dia 14 de Novembro. D. José Saraiva Martins é natural de Gagos do Jarmelo (Guarda), onde nasceu há 87 anos (06 Janeiro 1932).

Em 2016, o Papa Francisco nomeou o cardeal português como seu enviado especial ao 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional, que se realizou em Fátima. Depois de terminar os estudos liceais, D. José Saraiva Martins partiu para Roma e aí reside desde os 17 anos de idade, tendo feito doutoramentos em Teologia, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, na qual foi ordenado padre a 16 de Março de 1957, em Roma; De 1977 a 1983 foi reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte