Forças políticas unidas contra encerramento dos CTT

Na sequência do anunciado encerramento do posto dos CTT em Belmonte, os deputados municipais de Belmonte reuniram na passada quarta-feira numa sessão extraordinária, onde aprovaram por unanimidade uma carta a enviar ao Primeiro-Ministro a exigir a manutenção do serviço em Belmonte.

O anunciado encerramento do posto dos CTT "é uma vergonha para a nossa democracia, um ultraje ao Interior e à coesão do território" disse António Dias Rocha. O autarca de Belmonte sente-se envergonhado, com a posição tomada pela administração dos CTT e apela ao Governo para que tome medidas e pense na população mais desfavorecida.

"O município de Belmonte acompanha a posição da Associação Nacional de Municípios Portugueses que admitiu exigir a revogação da concessão do serviço postal nacional, porque a empresa não está a cumprir as suas obrigações ao encerrar estações de correios em sedes de concelho, contrariamente ao acordado com a Autoridade Nacional de Comunicações e com o Governo".

A carta, a enviar ao chefe do Governo, foi aprovada por unanimidade e assinada por todos os órgãos autárquicos do concelho de Belmonte. A sessão da Assembleia Municipal de Belmonte decorreu no Auditório Municipal mas o presidente da Câmara lamentou a falta de público e participação da população num tema que diz respeito a todos.

Como seria de esperar, todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal estão contra o encerramento dos CTT em Belmonte. O deputado eleito pelo Partido Socialista, Licínio Benedito, afirmou que "esta é uma luta de todos" e apelou à união neste processo. Total disponibilidade para apoiar as acções de protesto foi deixada também pelo deputado eleito pela CDU. José Alberto Gonçalves afirma que "infelizmente esta era uma situação previsível". Já por parte da bancada da coligação PSD/MPT, a deputada Patrícia Eusébio, também justificou o apoio à decisão do Executivo Municipal de Belmonte. Por parte das freguesias, José Mariano, o presidente da União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, também falou da união de todos neste processo para lutar pela manutenção deste serviço em Belmonte.

Todos os órgãos autárquicos do concelho de Belmonte e as forças políticas representadas na Assembleia Municipal estão de acordo é preciso lutar pela manutenção do Posto dos CTT na vila de Belmonte. "Este é um serviço público, de enorme peso social, pelo que o seu encerramento terá um impacto enorme na população de Belmonte, sobretudo na camada envelhecida". Por isso, o concelho de Belmonte "exige um empenhamento maior do Governo na defesa da manutenção das instituições de interesse público nas terras do interior".

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte