PCP pede esclarecimentos ao Governo

O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República solicitou ao Governo através do Ministério da Administração Interna, que sejam prestados alguns esclarecimentos sobre as notícias recentes vindas a público que indiciam a possibilidade de encerramento dos postos da Guarda Nacional Republicana de Caria, Unhais da Serra, Paul, Teixoso, Silvares e Soalheira.

A possibilidade de encerramento e de redução do funcionamento dos Postos da GNR preocupa as populações locais "trata-se de um serviço de proximidade sentido como muito importante para a dissuasão da criminalidade e para a segurança em geral, das populações destas zonas".

No requerimento apresentado ontem e assinado pela deputada do PCP, Paula Santos (foto) afirma que teve conhecimento que "o Posto da GNR de Caria não é mais do que um local de atendimento ao público, o que constitui a antecâmara para o seu encerramento, concentrando as forças de segurança na sede de concelho. Desde 14 de Novembro que funciona das 8h00 às 16h00 só com um elemento para o trabalho administrativo".

À possibilidade de encerramento acresce "a falta de condições de muitos Postos da GNR que exigem investimento ao nível das suas instalações, como é o caso do Posto da GNR do Tortosendo. É necessário dotar a GNR dos equipamentos e meios humanos e materiais necessários ao cumprimento das suas missões operacionais de proximidade. A carência de efectivos exige respostas da parte do Governo. O eventual encerramento de postos da GNR constitui mais um elemento que contribui para o despovoamento, num momento em que se fala tanto dos problemas do Interior".

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP solicita ao Governo através do Ministério da Administração Interna, que sejam prestados alguns esclarecimentos, nomeadamente, "se considera que o funcionamento dos Postos de GNR entre as 8h e as 16h dá a resposta necessária às populações, se o Governo confirma o encerramento de Postos da GNR no Distrito de Castelo Branco, em caso afirmativo, quais e quando.

Quais as medidas que o Governo vai tomar para garantir que as populações continuem a beneficiar do serviço de proximidade prestado pelos Postos da GNR e que medidas vai o Governo tomar no sentido de resolver os vários problemas que actualmente afectam o Posto da GNR de Tortosendo".

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte