O Concelho de Belmonte tem "uma rede social sólida e com dimensão"

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visitou a rede de apoio à Terceira Idade do concelho de Belmonte.

Um ano depois de ter entrado em funcionamento, está oficialmente inaugurada, pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Estrutura Residencial para Idosos de Colmeal da Torre. O novo Lar do Centro Social Paroquial do Imaculado Coração de Maria representou um investimento de 327 mil euros, tem capacidade para 20 camas, actualmente esgotada, e uma larga lista de espera.

"O concelho de Belmonte está de parabéns" pela sua rede de apoio à Terceira Idade. A afirmação deixada pelo Ministro José Vieira da Silva, que na passada sexta-feira, visitou as estruturas existentes nas localidades de Caria, Carvalhal Formoso, Maçaínhas e Colmeal da Torre. “Uma rede social sólida e com dimensão, com um aspecto particular, uma boa parte das instituições têm equipamentos recentes o que quer dizer que tem havido um dinamismo nas freguesias” referiu o Ministro José Vieira da Silva

O membro do Governo acrescentou que “para o município de Belmonte as transferências da Segurança Social são de um milhão e 300 mil euros todos os anos. É muito. É. É pouco. É. Temos que aumentar este apoio e podemos fazê-lo desde que se trabalhe com consistência e convicção". Nesse sentido, o Governo criou "um processo aberto e transparente para reforço dos acordos de cooperação com as instituições de solidariedade social. O concurso está neste momento a decorrer, com uma dotação financeira significativa, e assim vai acontecer nos próximos anos para que esse tipo de apoios possa ser alargado”.

O governante conheceu a realidade de Belmonte, o investimento levado a cabo na área do apoio social e o dinamismo das instituições. Algumas delas esperam aumentar o número de utentes que possam vir a ser beneficiados pelos apoios que o Ministério e que o Governo dá aos utentes dos Lares.

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Belmonte investiu, das suas receitas próprias, cerca de um milhão e 200 mil euros nos quatro equipamentos sociais que o Ministro Vieira da Silva visitou, e criou mais uma centena de postos de trabalho “hoje podemos dizer com orgulho que todas as freguesias tem estruturas de apoio aos idosos e mais importante que as obras em si é o serviço que é prestado às nossas populações. É certo que tivemos o apoio do governo nesse sentido mas a autarquia despendeu verbas avultadas. Só nas quatro instituições que hoje visitámos a câmara investiu mais de um milhão e 200 mil euros das suas receitas próprias. Mas valeu a pena. Não nos arrendemos porque o mais importante são as pessoas e para além da criação de condições para as apoiar, foram criados mais de uma centena de postos de trabalho” afirmou António Dias Rocha.

 

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook

Radio Caria. Todos os direitos reservados.