Museu Judaico de Belmonte reabre ao público

A Comunidade Judaica de Belmonte já conheceu a remodelação que foi feita no Museu Judaico de Belmonte, que segundo a Câmara Municipal de Belmonte reabre amanhã ao público depois de ter encerrado para obras de reconversão no passado mês de Outubro, mas ficou ao dispor dos turistas uma sala com as principais peças do Museu, situada próxima da estátua de Pedro Álvares Cabral.

O Museu Judaico de Belmonte inaugurado em 2005 foi agora "completamente remodelado e obedece a um novo conceito, com um novo design interior, uma nova disposição física das peças expostas, maior interactividade com o público e mais informação". O projecto de reconversão do museu foi apresentado no passado mês de Setembro, com um investimento a rondar os 300 mil euros. Nessa altura o responsável pelo projecto de reconversão, Paulo Monteiro, afirmava que o objectivo passava por "tornar o Museu mais atractivo e foca-lo na Comunidade Judaica de Belmonte".

Uma nova imagem de marca com três grandes núcleos; a Fé, o Segredo e o Resgate. Um projecto elaborado em função da Estrela de David presente em todos os espaços do Museu Judaico. Paulo Monteiro foi também responsável pelo projecto do Museu dos Descobrimentos e afirma que gosta sobretudo "de dar história à história".

Para além do Museu Judaico a rede conta ainda com o Museu dos Descobrimentos inaugurado em 2009. O Ecomuseu do Zêzere, o primeiro museu da rede a ser inaugurado em 2001, o Museu do Azeite (2005) e o Centro de Interpretação da Igreja de Santiago (2008), que inclui o Panteão dos Cabrais. A Rede Municipal de Museus de Belmonte tem-se afirmado, ao longo dos anos, como uma oferta cultural de relevo, que contribui para dinamizar esta vila histórica. O desafio passa também por criar a Rota Museológica do concelho.

A comunicação social foi convidada para estar presente na reabertura do Museu Judaico de Belmonte esta terça-feira ás 18 horas, no entanto a Câmara Municipal de Belmonte informa que a abertura ao público terá lugar apenas amanhã (02 Agosto) no horário habitual: Horário de Verão (15 de Abril a 14 de Setembro) das 9h30m às 13h00m e das 14h30m às 18h00m, Horário de Inverno (15 de Setembro a 14 de Abril) das 9h00 às 12h30m e das 14h00m às 17h30m.

Faltará agora apurar a data de inauguração que poderá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que já tinha manifestado interesse em marcar presença na vila de Belmonte, depois do convite efectuado pela Câmara Municipal.

 

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook

Radio Caria. Todos os direitos reservados.