Nos últimos anos a UD Belmonte tem lutado "para nada"

A União Desportiva de Belmonte iniciou esta semana os trabalhos de pré-época no Estádio Municipal de Belmonte.

O presidente da colectividade afirma que o plantel foi reforçado para conseguir fazer um pouco melhor do que na época anterior, até porque “ao longo destes anos, os amigos da União Desportiva têm vindo a ver o seu clube a lutar para nada, que é mesmo assim o termo, e vamos ver se este ano as coisas correm um pouco melhor”, refere Fernando Fontes.

O objectivo pedido ao treinador Paulo Serra foi o de se intrometer entre os candidatos ao título “Belmonte continua aqui outra vez com uma massa humana muito especial, que eu julgo se irá intrometer no meio desta gente, porque o sentimento que esses clubes trazem não é de amor à camisola, que é aquilo que nós tentamos levar ao nosso atleta”.

Sem revelar o orçamento previsto para esta época, Fernando Fontes refere que “não pode haver reforço de verbas porque o subsídio que nos é atribuído é o mesmo. Temos andado esta semana em diligências para conseguir apoios extraordinários, e as coisas têm corrido bem, esta semana foram quatro ou cinco empresários e nenhum deles me fechou a porta, antes pelo contrário. Vamos ver com o que poderemos contar, mas para já há um sinal de que o nosso comércio está a olhar para o nosso trabalho”.

O presidente da UD Belmonte lamentou a saída de dois dirigentes que tinham um papel importante no clube “o meu projecto iniciou-se no ano passado e eu queria terminá-lo dessa forma. É evidente que foi uma equipa por mim composta, mas isto é como em tudo na vida, nem sempre a gente agrada face ao nosso modo de trabalhar, mas é com muita pena que sinto o abandono desse dois elementos”. Fernando Fontes acrescentou que vai ainda tentar inverter esse cenário e poder terminar o mandato, em Julho do próximo ano, com a mesma equipa directiva.

Paulo Serra é o novo treinador da União Desportiva de Belmonte e sucede a Fernando Ribeiro no comando técnico da equipa sénior de futebol.

O treinador que completa 53 anos de idade no próximo mês de Outubro, assume uma nova aventura no futebol do concelho de Belmonte, tendo em conta que entre 2002 e 2005, Paulo Serra foi treinador da União Desportiva Cariense. O treinador revelou que “é um novo desafio em Belmonte, era um clube que eu gostava de treinar, agora vamos trabalhar para ver o que poderemos fazer durante a época”.

Paulo Serra vai trabalhar com o adjunto Ricardo que vai ser o treinador principal da equipa de juniores “este clube vive um bocado da formação, tem uma equipa de juniores muito boa e este ano vamos trabalhar as duas equipas para que as coisas se concretizem. O Ricardo era o adjunto dos seniores da ADE, vai trabalhar comigo e vai ser o treinador principal da equipa de juniores”.

O treinador reafirma que não traça objectivos o pensamento estará sempre na vitória em cada jornada “nós vamos perder aqui algum tempo para trabalhar a sério. O objectivo é ganhar jogo domingo a domingo e tentar fazer o melhor possível no final do campeonato. É importante aproveitar o factor casa e ir buscar alguns pontos fora, assim sendo, dificilmente se foge dos quatro, cinco primeiros lugares”.

A pré-época já está definida, o primeiro jogo de preparação da União Desportiva de Belmonte está agendado para o dia 26 deste mês, frente ao Sporting Clube de Meda (AF Guarda), no dia seguinte de novo em casa frente ao Pedrógão de São Pedro. No dia 30 de Agosto, a deslocação à vila de Manteigas, no dia 03 de Setembro, a deslocação a Pedrógão de São Pedro e a recepção à Associação Desportiva de Manteigas, no dia 06 de Setembro. Haverá ainda a possibilidade de participar num torneio em Salamanca, no dia 10 de Setembro.

Quanto ao plantel, a “espinha dorsal” da equipa da época passada vai manter-se, com a inclusão de oito juniores e com a entrada de alguns reforços, nomeadamente, Hélder Morais (ex-Académico Fundão), Neves (ex-AD Estação), João Canário (ex-Atalaia do Campo) e o regresso de um jogador da casa, João Velho (ex-Sporting Sabugal), que vai assim cumprir a 12ª época ao serviço da União Desportiva de Belmonte.

A nova época desportiva vai contar com onze clubes, o Sertanense B acabou por aceitar o convite da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) para integrar o elenco, e junta-se aos clubes da UD Belmonte, Vitória Sernache, CD Alcains, CU Idanhense, ADC Proença-a-Nova, ACR Atalaia Campo, CDRC Vila Velha Ródão, Académico Fundão, IPCB e ADRC Pedrógão de São Pedro.

No dia 10 de Setembro deverá abrir a época oficial, com a jornada inaugural da Taça de Honra “José Farromba”. O Campeonato Distrital abre no dia 24 de Setembro. Os sorteios realizam-se na próxima segunda-feira (21h00) na sede da AFCB.

Convento Belmonte

Convento de Belmonte

Radio Caria no Facebook