Agenda desportiva (02 e 03 Março 2019)

Confira a agenda desportiva do fim-de-semana com os jogos que envolverão todas as equipas do concelho de Belmonte, e outras da nossa região.

O Campeonato Distrital de Castelo Branco sofre uma paragem para as últimas duas jornadas da Taça de Honra “José Farromba”. Pedrógão de São Pedro e Vitória de Sernache já garantiram o apuramento para as meias-finais. Cinco equipas estão ainda na luta pelas últimas duas vagas, Proença-a-Nova e UD Belmonte (série A), Águias Moradal, Idanhense e Vila Velha de Ródão (série B).

A equipa comandada pelo treinador João Miguel Alves depende de terceiros, terá que vencer os dois jogos e contar com que a turma de Proença-a-Nova não vença nas últimas duas jornadas. Para já o objectivo imediato passa por vencer no domingo na recepção ao Clube Académico do Fundão e contar com que a equipa de Proença-a-Nova perca pontos em casa frente ao Pedrógão de São Pedro.

Nesta série A da Taça de Honra, a equipa do concelho de Penamacor (16 pontos) já garantiu o apuramento, Proença-a-Nova (13) e União Desportiva Belmonte (10) vão disputar a última vaga. Na série B, o Vitória de Sernache já garantiu o primeiro lugar e três equipas lutam pela única vaga, Águias Moradal (12 pontos) vai folgar na jornada, CU Idanhense (9 pontos) e Vila Velha Ródão (6 pontos).

Os jogos da 9ª jornada da Taça de Honra “José Farromba” realizam-se no domingo (15h00) e serão os seguintes:

Série A:
Proença-a-Nova – Pedrógão São Pedro
UD Belmonte – Académico Fundão
Folga: EZ Boidobra

Série B:
Atalaia Campo – Vitória Sernache
Vila Velha Ródão – Idanhense
Folga: Águias Moradal

No futebol distrital de formação, ficam os jogos com as equipas da União Desportiva de Belmonte, nas respectivas competições:

Sábado 15h00 – Idanhense – UD Belmonte (Infantis)
Sábado 15h00 – UD Belmonte – Sporting Covilhã (Iniciados)

No distrito da Guarda joga-se no domingo (15h00) para os quartos-de-final da Taça de Honra. Participam nesta eliminatória três equipas da segunda divisão distrital e cinco da primeira divisão. O detentor do troféu, a equipa de Gouveia caiu na eliminatória anterior afastada pela equipa de Celorico da Beira. Os jogos serão os seguintes:

Aguiar da Beira – Estrela de Almeida
Celoricense – Soito
Nespereira (II) – Vila Cortez do Mondego
Paços da Serra (II) – Vila Nova Foz Côa (II)

No futebol profissional, o Sporting da Covilhã não perde há sete jornadas consecutivas (4 vitórias e 3 empates) e recebe no domingo de manhã (11h15) o Benfica B para a 24ª jornada da II Liga. Apesar do momento positivo que a equipa comandada pelo treinador Filó atravessa, a posição na tabela classificativa ainda não é confortável, tendo em conta que o Sporting da Covilhã ocupa o 12º lugar (28 pontos) com apenas quatro pontos de vantagem sobre a zona de despromoção. Quanto ao seu adversário está mais tranquilo no campeonato, na quarta posição (38 pontos). Na primeira volta, o clube serrano perdeu (3-2) no Seixal.

Para o Campeonato de Portugal (série C), joga-se no domingo (15h00) para a 24ª jornada. Apenas uma das quatro equipas do distrito de Castelo Branco jogará fora nesta jornada:

Sertanense – Alverca
Mação – Oleiros
Benfica Castelo Branco – Peniche
Alcains – Torreense

Para a 3ª jornada da fase de manutenção do Campeonato Nacional de Juniores da 2ª Divisão (série C), o Sport Benfica e Castelo Branco recebe amanhã (15h00) o Lusitano de Vildemoinhos.

Para a 12ª jornada da fase de manutenção do Campeonato Nacional de Juvenis (série C), a equipa do Bairro do Valongo de Castelo Branco recebe amanhã (11h00) a equipa da marinha Grande.

No futsal. Paragem dos Campeonatos Nacionais para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. A Associação Desportiva do Fundão defronta amanhã (18h30) a Associação Desportiva das Caxinas de Vila do Conde. A equipa da Cova da Beira defronta um adversário que luta pela subida de divisão, garantiu o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional da II Divisão e na eliminatória anterior, a equipa do distrito do Porto afastou o Unidos Pinheirense da I Divisão. A Associação Desportiva do Fundão conquistou a Taça de Portugal na época 2013/2014, tendo sido finalista na época seguinte, pretende chegar de novo à final a oito da “prova rainha” que será disputada de 28 a 31 de Março no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Para a 2ª jornada da fase de manutenção do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, o Grupo Desportivo de Valverde recebe amanhã (17h00) a equipa do Povoense.

Para a 6ª e última jornada da fase de manutenção do Campeonato Nacional de Juniores, a Associação Desportiva do Fundão recebe no domingo (16h00) a equipa dos Leões de Porto Salvo, duas equipas que já garantiram a permanência no Campeonato Nacional.

No futsal distrital, joga-se amanhã para a 10ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores Masculinos. Depois de quatro derrotas consecutivas, a equipa do Centro Cultural Recreativo e Desportivo (CECURDE) de Carvalhal Formoso regressou aos triunfos na última jornada e vai agora defrontar um adversário que está em franca recuperação no campeonato. O Grupo Desportivo da Mata/AAUBI da Covilhã vem de duas vitórias consecutivas e deixou o último lugar para o Sertanense.

Os jogos serão os seguintes:

17h00 – GD Mata/AAUBI – Carvalhal Formoso
17h00 – Sertanense – Vitória Sernache
18h00 – AD Retaxo – Casa Benfica Oleiros
18h00 – Proença-a-Nova – AD Penamacorense

No sector feminino, a Associação Desportiva do Fundão recebe amanhã (18h00) a equipa do Sertanense num jogo em atraso da 9ª e penúltima jornada do Campeonato Distrital de Seniores Femininos. A vitória garante à turma fundanense a liderança do campeonato e ficará com um ponto de vantagem sobre as equipas do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco e do Núcleo da Juventude de Proença-a-Nova na luta pelo título distrital.

No futsal distrital de formação ficam os jogos com as quatro equipas de formação da União Desportiva Cariense, nas respectivas competições:

Hoje 21h00 – UD Cariense – GD Valverde (Juvenis)
Sábado 11h00 – UD Cariense – Boa Esperança B (Iniciados)
Domingo 11h00 – UD Cariense – AD Fundão (Infantis)
Domingo 18h00 – GD Mata/AAUBI – UD Cariense (Juniores)

No distrito da Guarda, joga-se amanhã (18h30) para a 13ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores Masculinos. A seis jornadas do fecho do campeonato, o Grupo Desportivo de Sameiro está a sete pontos de garantir o título distrital e defronta nesta jornada outro candidato o Grupo Desportivo das Lameirinhas, terceiro classificado a 12 pontos da liderança mas com menos dois jogos. Na primeira volta a turma do concelho de Manteigas venceu (4-2).

O treinador da equipa do concelho de Manteigas, Ângelo Cunha reconhece ter “alguma margem de manobra” face á diferença pontual na liderança do campeonato. O treinador da equipa da Guarda, Tiago Torres, reconhece que o objectivo do campeonato está mais distante, ocupa a terceira posição a 12 pontos da liderança mas com menos dois jogos, promete “lutar até ao fim”. Amanhã, GD Lameirinhas e GD Sameiro reencontram-se no Pavilhão de São Miguel (19h00) na cidade da Guarda para a 13ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores Masculinos.

O Sporting Clube do Sabugal também está na corrida pelo título, ocupa a segunda posição do campeonato, a oito pontos da liderança com menos um jogo, e num dérbi local recebe amanhã (18h30) o Clube de Futsal do Sabugal.

Os jogos da jornada serão os seguintes:

Sporting Sabugal – CF Sabugal
Penaverdense – CDC Pinheiro
GD Lameirinhas – GD Sameiro (19h00)
Folgam: Casal Cinza e GD Meda

No sector feminino, a equipa de Celorico da Beira garantiu ontem a presença na final da Taça Distrital. Num jogo antecipado, o Celoricense bateu o GD Meda por 12-1. Amanhã será conhecido o outro finalista, com o tricampeão distrital Guarda 2000 a receber no Pavilhão do Inatel (20h00) a turma de Pinhel. A Final da Taça Distrital está marcada para o dia 09 deste mês (21h00) no Pavilhão de Casal de Cinza.

No andebol, o Pavilhão Municipal do Fundão recebe amanhã (entre as 09h00 e as 14h00) a segunda concentração do Campeonato Regional de Minis com a presença de seis equipas, entre as quais, a Associação Desportiva de Belmonte.

No domingo entre as 14h00 e as 18h00 poderá acompanhar aqui na Rádio Caria, mais um programa de Tarde Desportiva.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte