"Uma boa escolha do Exército para testar respostas de emergência”

O Plano Distrital de Emergência de Castelo Branco vai ser testado num exercício denominado por “FÉNIX 2019”que irá decorrer de 14 a 17 deste mês no concelho de Idanha-a-Nova, envolvendo cerca de 300 elementos do exército português.

Em concreto, sob a forma de simulacro, será testado o Plano Distrital de Emergência de Castelo Branco, em consequência de uma ruptura parcial da Barragem Marechal Carmona, no concelho de Idanha-a-Nova. Pretende-se desta forma, exercitar a capacidade de resposta das diferentes valências do Apoio Militar de Emergência do Exército às solicitações de apoio da Autoridade Nacional de Protecção Civil, de forma a proteger as pessoas e bens face a calamidades.

Os detalhes foram apresentados em conferência de imprensa (foto) pelo Coronel Mário Álvares, Comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência e pelo presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto. O autarca lembra que Idanha-a-Nova está localizada no centro do eixo Lisboa/Porto/Madrid e, por isso, é “uma boa escolha do Exército para testar respostas de emergência”, manifestando toda a disponibilidade para colaborar na execução do exercício. Armindo Jacinto lançou o repto para futuramente também ser testada a resposta a uma falha hipotética na Central Nuclear de Almaraz.

Por agora, são 300 efectivos do Exército que participam no Exercício Fénix, e mais de 400 elementos no total, com o envolvimento de agentes da Autoridade Nacional de Protecção Civil, desde Bombeiros, GNR, INEM, Cruz Vermelha, entre outros.

O Comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência detalhou o exercício que pretende “exercitar um conjunto de valências e testar a prontidão e competência de várias unidades, de forma a proteger pessoas e bens”. Mário Álvares adiantou que estará um Acampamento de Emergência na ermida da Senhora do Almortão e junto à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova um Posto Médico Avançado para dar à população local um apoio real. Poderá deslocar-se a este posto para consultas de oftalmologia, audição ou até cuidados veterinários.