"Um orgulho para a Casa do Benfica" em Belmonte

A Casa do Benfica em Belmonte apresentou oficialmente a sua equipa de Ciclismo de Estrada que irá competir no escalão de Cadetes.

A equipa da Casa do Benfica/Agrilar/Belmonte é composta por cinco atletas, que desde o início do ano se prepara para marcar presença em várias competições, regionais e nacionais, neste ano de arranque e de adaptação. António Tavares, David Almeida, Fábio Andrade, Guilherme Santos e Ricardo Gregório, são os cinco atletas que irão representar as cores da colectividade, sendo que quatro atletas são naturais do concelho de Belmonte e um deles, Fábio Andrade é natural do concelho de Fornos de Algodres.

A cerimónia contou com a presença do “Padrinho” da equipa com raízes familiares e de ligação ao concelho de Belmonte, João Matias, actualmente Campeão Nacional de Pista na modalidade de perseguição, mostrou "total apoio a esta jovem equipa". Na modalidade de estrada, João Matias tem marcado presença nas diversas e mais importantes provas, e actualmente a correr pela formação do Feirense e a residir em Barcelos, o ciclista mostrou total disponibilidade para apoiar a recém-criada equipa de cadetes da Casa do Benfica em Belmonte, que se irá estrear em breve.

A equipa composta por cinco elementos será orientada pelo treinador António Matias, conhecedor da modalidade e pai do padrinho João Matias, Foi com "enorme satisfação e empenho" que assumiu este projecto e agradeceu a Belmonte "a confiança". O treinador António Matias conta com o apoio do preparador técnico Ivan Lobato, que tem vindo a desenvolver os planos de treino, desde o início do ano. Para Ivan Lobato, este é também "um novo desafio", numa modalidade que já pratica há alguns anos, "mas aqui o papel é outro".

A Casa do Benfica em Belmonte vive actualmente um momento de reorganização, e com a modalidade do ciclismo, os membros da comissão instaladora pretendem "colocar de novo o nome da colectividade no panorama regional do desporto", tal como ambiciona Paulo Monteiro, o porta voz da comissão instaladora, por isso "é um orgulho para a Casa do Benfica, hoje podermos dar este pontapé de saída de uma nova caminhada, neste caso de uma nova pedalada".

Os projectos da Casa do Benfica em Belmonte têm passado pela organização de eventos desportivos como a Maratona de BTT (Janeiro), estando já agendada a prova que fecha o Troféu de Maratonas da Beira Interior e pontuável para a Taça de Portugal de BTT no dia 03 de Junho.

Na calha está também a remodelação da sede, com novas ofertas, projectos e ideias que estão a ser apoiadas pela Câmara de Belmonte como vincou na cerimónia de apresentação, a vereadora Sofia Fernandes. A Casa do Benfica em Belmonte vai avançar com uma parceria com a Associação das Aldeias Históricas de Portugal para a realização de eventos de cicloturismo e caminhadas com visitas guiadas nas 12 aldeias que integram a rede das Aldeias Históricas de Portugal, com sede em Belmonte.

Nesta modalidade do ciclismo, a Casa do Benfica em Belmonte vai também dar início ao processo de arranque das Escolas e Escolinhas, para atletas até aos 14 anos de idade, numa colectividade que desde 2010 tem levado por diante vários eventos direccionados ao cicloturismo, com mais de três dezenas de participantes federados na Federação Portuguesa de Ciclismo.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte