Samuel Barata padrinho da Meia Maratona de Belmonte

Depois de Rui Silva (2015), Francis Obikwelu e Clarisse Cruz (2016) e António Pinto (2017), Samuel Barata é o padrinho da quarta edição da Meia Maratona de Atletismo de Belmonte que se realiza no próximo domingo.

O atleta internacional natural da Bouça, no concelho da Covilhã, é o actual campeão nacional de estrada, está ligado ao Sport Lisboa e Benfica desde 2012. Com apenas 25 anos de idade, Samuel Barata conta com os títulos de campeão nacional dos 10 mil metros em 2015, de 5 mil metros e corta-mato curto em 2017 e de estrada já neste ano de 2018 e conseguiu recentemente os mínimos de qualificação para os 10 mil metros no Campeonato Europeu de Atletismo.

Na apresentação da prova, o vice-presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Manuel Rodrigues, destacou as qualidades do padrinho desta Meia Maratona, “fizemos uma aposta forte, já tínhamos tentado no ano passado e há dois anos, apostamos num jovem beirão e eu pessoalmente acredito muito nele. Todos nós e as gerações que vêm a seguir irão fixar o nome do Samuel. Tem apenas 25 anos, e já tem um palmarés invejável”.

No entanto, o padrinho da Meia Maratona não participará na corrida, uma vez que está focado e concentrado na preparação para o Campeonato Europeu de Atletismo, que será disputado em Berlim, de 07 a 12 de Agosto, onde o atleta participará na prova dos 10 mil metros. Samuel Barata tem por objectivo “chegar lá e dar o meu melhor e ficar nos oito primeiros. Para chegar lá bem, no pico de forma, tenho que agora fazer um processo de treino e escolher as competições mais apropriadas”.

O presidente da Câmara Municipal de Belmonte voltou a destacar o calendário desportivo no concelho “cheio de actividades desportivas, tivemos e continuamos a ter marchas e ciclismo, temos agora a Meia Maratona e espero que seja mais um incentivo para que cada vez mais gente pratique algum tipo de desporto em Belmonte”. A organização da Meia Maratona espera pela participação de cerca de 400 atletas nas várias provas integradas no evento e o presidente da Câmara de Belmonte afirmou que espera atingir os mil praticantes em 2019.

O vice-presidente da Câmara de Belmonte reforçou também a importância destes eventos desportivos como forma de promover o concelho “como sabem ultimamente Belmonte tem sido a capital do desporto, tem tido uma série de eventos transversais a várias modalidades. Este conjunto de eventos insere-se naquilo que tem sido a política desportiva deste executivo, visando não só promover a actividade física, mas também ajudar a promover a nossa oferta turística”.

António Manuel Rodrigues sublinhou que a 4ª edição da Meia Maratona irá manter o percurso do ano anterior “apostamos na continuidade e a trabalhar com a Chrono Eventos, todos estamos a aprender, a cada ano que passa tentamos melhorar, repetindo aquilo que tem sido bem feito e tentando corrigir ou melhorar as coisas que correm menos bem. O circuito será mais ou menos o mesmo do ano passado.” Recordo-lhe que na última edição foram várias as críticas deixadas pelos atletas quanto à falta de sinalização do percurso, um aspecto que será com certeza melhorado nesta edição.

Com um percurso de 21097 metros, a partida será dada (09h30) da Alameda António Guterres (no cruzamento da Rua Pedro Álvares Cabral com a Rua dos Bombeiros Voluntários de Belmonte) e chegada no Estádio Municipal de Belmonte. Para além da Meia Maratona, a organização promove também uma Mini Maratona (9600 metros) e uma caminhada (5300 metros).

Na primeira edição em 2015, Paulo Gomes, atleta natural do concelho de Celorico da Beira, foi o vencedor da Meia Maratona de Belmonte, 16 anos depois de ter vencido a primeira edição da Meia Maratona Vera Cruz organizada pela Associação Desportiva de Belmonte.

Na segunda edição, o vencedor foi Mário Fonseca, do Centro Desportivo Cultural de Navais (Póvoa de Varzim) e no ano passado, Bruno Paixão do Beja Atlético Clube inscreveu o seu nome na lista dos vencedores da Meia Maratona de Belmonte e bateu o recorde da prova que pertencia desde a primeira edição a Paulo Gomes.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte