Sentida homenagem a Cristiano Januário

Na vila de Belmonte, o ex-atleta da equipa de Carvalhal Formoso, Cristiano Januário, falecido no passado dia 24 de Março, foi homenageado pela União Desportiva de Belmonte.

Ontem no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte (foto) antes do primeiro jogo do playoff do Campeonato Distrital de Seniores Masculinos, entre as equipas de Carvalhal Formoso e da Casa Benfica Oleiros, o capitão da União Desportiva de Belmonte, João Velho, entregou ao capitão da turma de Carvalhal Formoso, Marco, uma camisola autografada pelos jogadores, treinadores e dirigentes do clube bem como pelos presidentes da Câmara de Belmonte e da União de Freguesias. Uma homenagem sentida carregada de emoção que contou com a presença de familiares de Cristiano Januário. O treinador da equipa de Carvalhal Formoso, Filipe Sanches, aproveitou para "agradecer todas as manifestações de carinho e solidariedade pelos clubes da região".

Dentro das quatro linhas, a turma do concelho de Belmonte acabou por perder o primeiro jogo do “playoff” frente à Casa do Benfica de Oleiros (4-2). Uma primeira parte bem disputada, a turma da casa entrou bem no jogo com um belíssimo golo de Malhau (2’), a resposta do adversário não tardou, passou para a frente do marcador com golos de Diogo Mendes (5’) e Alan (9’), antes do intervalo Dani (13’) repôs a igualdade e justiça no marcador. No segundo tempo, a equipa de Oleiros teve mais posse de bola e criou mais oportunidades, acabou por marcar mais dois golos por Diogo Mendes (33’ e 38’). O treinador Filipe Sanches reconheceu que "faltou mais energia" à sua equipa na segunda parte, mas deixou um agradecimento aos seus atletas "pelo desempenho que tiveram nas últimas duas semanas".

A Casa do Benfica Oleiros fica agora a uma vitória da final do “playoff”. O treinador José Antão considera que foi "uma vitória justa" e espera resolver a eliminatória já no próximo sábado. A Casa do Benfica de Oleiros chegou três vezes à final do playoff nas últimas quatro épocas e perdeu sempre para os seus adversários, AD Retaxo por duas vezes e Ladoeiro na última temporada.

Agora a tarefa ficou mais difícil para a equipa de Carvalhal Formoso que é obrigada a vencer no próximo sábado para levar a eliminatória para um terceiro jogo. O treinador Filipe Sanches reafirma que "apesar de esta questão do título não ser a nossa batalha" promete "dificultar a tarefa ao adversário".

As equipas da Casa Benfica Oleiros e da Associação Desportiva de Retaxo estão em vantagem no playoff do Campeonato de Seniores Masculinos e a uma vitória da final. Ontem a Associação Desportiva de Retaxo também venceu fora (6-3) na cidade da Covilhã frente ao Grupo Desportivo da Mata/AAUBI. Os jogos da segunda mão das meias-finais estão agendados para o próximo sábado, com terceiro jogo (se necessário) no domingo.

No futsal distrital de formação ficam os resultados dos jogos com as quatro equipas de formação da União Desportiva Cariense, nas respectivas competições:

Juniores – AD Fundão 6 – UD Cariense 3
Juvenis – GD Valverde 1 – UD Cariense 2
Iniciados – UD Cariense 13 – Boa Esperança B 0
Infantis – Ladoeiro 0 – UD Cariense 2

No distrito da Guarda, o Pavilhão Municipal de Celorico da Beira recebe a “Final Four” da Taça Distrital de Seniores Masculinos. As equipas do Clube Futsal Sabugal e Grupo Desportivo de Sameiro garantiram a presença na final. Na fase de grupos, as duas equipas terminaram nos primeiros dois lugares do grupo B da Taça Distrital, com saldo positivo para o campeão distrital Grupo Desportivo de Sameiro que venceu no Sabugal (2-1) e empatou em Manteigas (7-7).

Os resultados das meias-finais da Taça Distrital foram os seguintes:

Casal Cinza 3 – Clube Futsal Sabugal 3 (1-3 penalidades)
GD Sameiro 2 – Penaverdense 0

A final estava marcada para este domingo (16h00) no Pavilhão Municipal de Celorico da Beira. No entanto, devido a problemas no Pavilhão, resultantes das más condições climatéricas, não será possível a realização do jogo na data marcada. A Associação de Futebol da Guarda irá por isso agendar uma nova data para esta final, a anunciar em breve.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte