Agenda desportiva (13 e 14 Abril 2019)

Confira os jogos que envolverão todas as equipas do concelho de Belmonte, e outras da região, na jornada desportiva do fim-de-semana.

Depois do fecho do Campeonato Distrital de Castelo Branco, a época encerra com a fase final da Taça de Honra “José Farromba”. No domingo (16h00) joga-se para a primeira-mão das meias-finais da prova. O detentor do troféu e campeão distrital, Grupo Desportivo Vitória de Sernache abre fora de casa no concelho de Penamacor. Os jogos serão os seguintes:

Pedrógão São Pedro – Vitória Sernache
Águias Moradal – Proença-a-Nova

O segundo jogo destas meias-finais da Taça de Honra “José Farromba” estão agendados para o dia 28 deste mês. A final no dia 04 de Maio no Estádio Municipal de Idanha-a-Nova.

No futebol distrital de formação, apenas uma das três equipas da União Desportiva de Belmonte estará em competição no fim-de-semana. A equipa de Juniores recebe amanhã (16h00) a turma do Sertanense para a 4ª jornada da fase final do Campeonato Distrital de Juniores. As equipas de Iniciados e de Infantis da UD Belmonte folgam na jornada dos respectivos campeonatos distritais. Ontem num jogo em atraso da 1ª jornada do Campeonato Distrital de Infantis, a UD Belmonte empatou em casa (2-2) frente à equipa de Silvares.

A equipa de veteranos da União Desportiva de Belmonte joga amanhã (17h30) na cidade de Trancoso, para o 13º jogo convívio desta temporada. No dia 27 deste mês, a equipa de veteranos da UD Belmonte organiza a quarta edição do Torneio Pedro Álvares Cabral onde defrontará as equipas de veteranos de Alcains e da Régua.

No distrito da Guarda, joga-se no domingo (16h00) para a 24ª jornada do Campeonato Distrital da I Divisão. No jogo grande da jornada, o campeão distrital Figueirense joga no terreno do segundo classificado, a Associação Desportiva de Manteigas. Na cauda da tabela classificativa a três jornadas do fecho, cinco equipas (São Romão, Vilar Formoso, Soito, Sporting Sabugal e Almeida) lutam por fugir aos últimos dois lugares que darão acesso à despromoção.

Os jogos serão os seguintes:

Fornos Algodres – Almeida
Trancoso – Gouveia
Sporting Sabugal – Vila Cortês
Manteigas – Figueirense
Vilar Formoso – Aguiar Beira
Celoricense – Soito
Vilanovenses – São Romão

No Campeonato Distrital da II Divisão joga-se no domingo (16h00) para a 17ª e penúltima jornada. As equipas de Vila Nova de Foz Côa e de Vila Franca das Naves já garantiram a subida, nas últimas duas jornadas lutam pelo título distrital. Os jogos serão os seguintes:

Os Castelos – Vila Nova Foz Côa
FC Pala – Vila Franca Naves
Casal Cinza – Paços Serra
Nespereira – Guarda Desportiva
Folga: Freixo Numão

No futebol profissional, depois de duas derrotas consecutivas, o Sporting da Covilhã procura regressar ás vitórias, joga no domingo (16h00) no terreno da equipa de Arouca para a 29ª jornada da II Liga. Um jogo entre equipas que lutam pela manutenção, o Sporting da Covilhã tem seis pontos de vantagem sobre a zona de despromoção, a equipa de Arouca está a três pontos do clube serrano.

Para o Campeonato de Portugal (série C), joga-se no domingo (16h00) para a 30ª jornada, com o dérbi do concelho de Castelo Branco. Os jogos com as quatro equipas do distrito de Castelo Branco serão os seguintes:

UD Leiria – ARC Oleiros (sábado 17h00)
CD Alcains – Benfica Castelo Branco
Sertanense FC – Nogueirense

No futsal nacional. Para a 3ª jornada da fase de manutenção (série D) do Campeonato Nacional da II Divisão, a União Desportiva Cariense joga amanhã na cidade de Castelo Branco, um dérbi distrital frente à turma da Boa Esperança. A União Desportiva Cariense continua invicta nesta fase de manutenção, o treinador-adjunto, Paulo Fonseca aguarda mais um dérbi "bem disputado" frente a um adversário que na primeira fase do campeonato, empatou em casa (5-5) e venceu em Caria (3-2). Agora o pensamento está apenas "focado na vitória". A União Desportiva Cariense está muito próxima de garantir a manutenção. Amanhã joga no terreno da Boa Esperança de Castelo Branco, equipas separadas por apenas um ponto no topo da classificação liderada pela turma de Caria.

Os jogos da jornada serão os seguintes:

17h00 – Boa Esperança – UD Cariense
17h00 – Ladoeiro – NS Pombal
18h30 – Vilaverdense – Granja Ulmeiro
19h00 – Alhadense – Ferreira Zêzere

A Associação Desportiva do Fundão joga amanhã (16h00) no Pavilhão Acácio Rosa em Lisboa frente à equipa “Os Belenenses” para a 25ª e penúltima jornada da primeira fase do Campeonato Nacional da I Divisão.

Para as Taças Nacionais de Futsal, os jogos com as equipas da Beira Interior serão os seguintes:

Taça Nacional Seniores Femininos:
Sábado 17h00 – Guarda 2000 – AD Fundão

Taça Nacional Juniores Femininos:
Domingo 16h00 – Módicus – GD Valverde

Taça Nacional Juniores Masculinos:
Domingo 16h00 – Boa Esperança – Miranda Corvo

Taça Nacional Juvenis:
Domingo 16h00 – Clube Futsal Sabugal – GD Mata/AAUBI

No futsal distrital, joga-se amanhã (18h00) para a segunda-mão das meias-finais do “playoff” do Campeonato de Seniores Masculinos. As equipas da Casa Benfica Oleiros e da Associação Desportiva de Retaxo venceram fora no primeiro jogo e estão a uma vitória da final.

Agora a tarefa ficou mais difícil para a equipa de Carvalhal Formoso que é obrigada a vencer amanhã em Oleiros para levar a eliminatória para um terceiro jogo. O treinador Filipe Sanches reafirma que apesar de esta questão do título não ser a sua batalha promete "dificultar a tarefa ao adversário".

No outro encontro, a Associação Desportiva de Retaxo recebe amanhã o Grupo Desportivo da Mata/AAUBI. Caso seja necessário um terceiro jogo nestas meias-finais será realizado no domingo à mesma hora e local.

No futsal distrital de formação ficam os jogos com as equipas de formação da União Desportiva Cariense, nas respectivas competições:

Sábado 11h00 – AD Retaxo – UD Cariense (Iniciados)
Domingo 11h00 – UD Cariense – Boa Esperança A (Infantis)

No distrito da Guarda, depois de conhecidos os finalistas (GD Sameiro e CF Sabugal) da Taça Distrital de Seniores Masculinos, regressa o campeonato para as últimas três jornadas. Amanhã para a 16ª ronda, o campeão distrital Grupo Desportivo de Sameiro e o Clube de Futsal do Sabugal (2º classificado) irão folgar, numa jornada onde o Sporting do Sabugal poderá recuperar o segundo lugar do campeonato. Os jogos serão os seguintes:

18h30 – Casal Cinza – Lameirinhas
18h30 – Penaverdense – Sporting Sabugal
19h00 – CDC Pinheiro – GD Meda

No domingo, entre as 15h00 e as 19h00 poderá acompanhar aqui na Rádio Caria, mais um programa de Tarde Desportiva.