"Fomos a Associação que mas cresceu na última época”

https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/64279781_2551455254906700_6051716539059535872_n.jpg?_nc_cat=105&_nc_ht=scontent.flis5-1.fna&oh=ec732890b3160dbfc07790925812d478&oe=5D78BA44

No dia em que foram distinguidos os melhores da época 2018/2019, o presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco revelou que esta foi a associação que mais cresceu em todo o País.

Um crescimento de 8,47% no número de atletas inscritos nos escalões de formação “é verdade, eu tinha a noção do nosso crescimento, agora o que eu desconhecia é que fomos a associação que mas cresceu na última época”. Manuel Cadeias deixou no entanto um desabafo, “é urgente criar mais incentivos. Penso que os nossos clubes precisam de muito mais ajuda do que aquela que têm. A Federação Portuguesa de Futebol deve criar mais incentivos para o Interior. Os nossos clubes têm mais despesas e encargos que os do Litoral. É preciso corrigir estas assimetrias relativamente aos apoios e aos incentivos”.

O presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco afirma que tudo está a tentar para que na próxima época haja também um crescimento em termos das competições de seniores “tudo estamos a tentar para que haja uma subida, nunca vai ser vertiginosa, porque reconhecemos que por parte das Câmaras também estão a fazer um sacrifício muito grande e os seus recursos estão a ficar limitados”.

Na próximo época, o Sporting da Covilhã vai regressar ao Campeonato Distrital de Futebol com uma equipa “B”, Manuel Candeias afirma que “para além do Sporting da Covilhã, pode acontecer que haja a possibilidade de entrar mais uma ou outra, nós estamos a trabalhar nesse sentido, mas nesta altura não queremos criar expectativas que podemos não conseguir”. O dirigente que deverá candidatar-se, no próximo ano, a um novo mandato na presidência da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Manuel Candeias agradeceu aos autarcas de todos os concelhos o apoio que dão aos clubes, considerando “ser por uma boa causa”. Esta Gala Distrital “é a festa do futebol fora das quatro linhas. Nem todos ficaram satisfeitos, mas penso que todos perceberam que o jogo é isto mesmo, para se ganhar é preciso saber perder, e toda a gente soube perder neste desafio”. Manuel Candeias fez também questão de lamentar as “injustiças divinas” que vitimaram na última época, dois desportistas no distrito, Carlos Tereso e Cristiano Januário e a partida precoce, do dirigente Francisco Matos.

O Troféu Prestígio, o mais alto galardão da XI Gala do Futebol Distrital que decorreu ontem no concelho do Fundão, foi entregue a Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco que ocupa, há cerca de 20 anos, a presidência da mesa da Assembleia-Geral da Associação de Futebol de Castelo Branco.

O Troféu Dedicação foi entregue a António Sousa, enfermeiro que coordena os postos médicos do Clube Académico do Fundão e da Associação Desportiva do Fundão, e a Manuel Nabais, um homem de uma dedicação extrema a causa da arbitragem.

Foram distinguidos com o Troféu de Mérito Desportivo os atletas João Carlos Teixeira (APPACDM Castelo Branco) e Simão Martins (APPACDM Covilhã), bem como os dirigentes Paulo Farinha (Sertanense), António Machado (Benfica Castelo Branco) e Francisco Matos (a título póstumo).

Rute Duarte (GD Valverde), Rita Sousa (GD Valverde), Guilherme Duarte (GD Mata/AAUBI), e João Nave (GD Mata/AAUBI) receberam das mãos do Seleccionador Nacional de Futsal, José Luís Mendes, o Diploma de Mérito Desportivo pelas chamadas às respectivas selecções nacionais.

As Taças de Disciplina foram para as equipas de Vila Velha Ródão (Futebol) e Vitória Sernache (Futsal). Paulo Afonso (Futebol) e Licínio Duarte (Futsal) venceram os prémios de melhores árbitros distritais.

Depois, foram entregues os prémios individuais por votação do júri, 39 nomeados em 13 categorias, e os vencedores foram:

Melhor jogador de futebol sénior dos nacionais
Gilberto (Sporting Covilhã)

Melhor jogador de futebol sénior do distrital
Leandro Borges (Vitória de Sernache)

Melhor jogador de futsal sénior dos nacionais
Mário Freitas (AD Fundão)

Melhor jogador de futsal sénior do distrital
Dani (Retaxo)

Melhor jogador de futebol de formação
Leandro Melo (Benfica Castelo Branco)

Melhor jogador de futsal de formação
Guilherme Duarte (GD Mata/AAUBI)

Melhor jogadora de futebol feminino
Daniela Peralta (Sporting Covilhã)

Melhor jogadora de futsal feminino
Rute Duarte (Valverde)

Melhor treinador de futebol sénior
Natanael Costa (ARC Oleiros)

Melhor treinador de futsal sénior
Nuno Couto (AD Fundão)

Melhor treinador de futebol de formação
David Almeida (Académico Fundão)

Melhor treinador de futsal de formação
Telmo Roque (Boa Esperança)

Melhor dirigente
Rui Quelhas (AD Fundão)

Nesta cerimónia, foram entregues os diplomas aos dirigentes que frequentaram o curso promovido pela Associação de Futebol de Castelo Branco, bem como os troféus às equipas vencedoras nas várias competições. A União Desportiva de Belmonte recebeu (foto) o troféu referente à conquista da série B (9º ao 15º lugares) do Campeonato Distrital de Infantis Futebol 7. A União Desportiva Cariense, que não esteve representada na Gala, conquistou na última época a Taça Distrital de Juvenis de Futsal e o Torneio de Encerramento de Juvenis.

Radio Cario no Facebbok

Convento Belmonte

Convento de Belmonte